quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Quem conhece Genuíno Madruga sabe que é alguém simples e solidário, bem disposto e amigo do seu amigo, contando por amigos todos com quem se cruza


É de facto muito dura e extremamente arriscada a tentativa de dobragem do Cabo Horn, com passagem no sentido pouco usual de leste para oeste, do Atlântico para o Pacífico, lá nas terras chamadas de fim do mundo, no extremo sul americano, para mais numa viagem de circum-navegação do Globo em solitário num veleiro frágil de 11 metros de fora a fora.

Mas é precisamente isso mesmo o que Genuíno Madruga, mestre pescador da Ilha do Pico, há muitos anos residente no Faial (Açores), irá muito provavelmente tentar e conseguir amanhã, quinta-feira 24 de Janeiro de 2008, a bordo do seu Hemingway CU7AX.

E ao fazê-lo, fará o que nenhum de nós Portugueses antes conseguiu.

“O barco está-se a aguentar bem, mas apanhei pancadaria como nunca passei na vida”, explicava o skipper há dias, em declarações reproduzidas pelo Açoriano Oriental On-line.

Mas quem é este Homem que deixa para trás Esposa, Filhos, Netos e Mãe idosa e o conforto do seu lar para, pela 2ª vez, de novo agora com 57 anos feitos, ter partido sozinho no passado dia 25 de Agosto de 2007 das suas Ilhas do Açores, para uma viagem solo à volta do mundo que só o trará de volta lá para meados de Maio de 2009?

Quem conhece Genuíno Madruga sabe que é uma pessoa simples e solidária, bem disposta e amiga do seu amigo, contando na verdade por amigos praticamente todas as pessoas com que se cruza, na sua terra ou na ilhota incógnita mais distante lá bem no meio do mar oceano.

Genuíno Madruga é um amante da vida que o Presidente da República, após a sua primeira viagem em solitário à volta do Mundo entre 2000 e 2002, condecorou como Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique.

Mas este Homem é sobretudo também um embaixador informal da língua e da cultura dos Açores e de Portugal, alguém que sempre contacta as comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo e que estabelece facilmente um tu-cá-tu-lá imediato com as populações locais nas terras onde aporta, é um de nós que tão à vontade se mostra quando se vê rodeado de crianças escuteiros marítimos de países distantes, como quando tem de falar sobre a sua terra diante de uma qualquer Sociedade de Geografia aqui, perante um auditório de uma Universidade mais além, ou no seio de um grupo de companheiros pescadores num outro qualquer lugar remoto.

É este Açoriano, é este Português quem, se tudo correr como previsto, amanhã quinta 24 dobrará rodeado de pinguins e albatrozes o Cabo tão perigoso quanto místico chamado de Horn, lá na ponta do Chile, no extremo sul do continente americano.

Embora Genuíno Madruga siga fisicamente sozinho a bordo do seu Hemingway CU7AX, dobraremos muitos de nós ao mesmo tempo com ele também o Cabo Horn dos nossos medos, das nossas dúvidas, das nossas incertezas, dos nossos males.

Com efeito, não são poucos nem poucas vezes aqueles que de entre nós se questionam recorrentemente:

Será que vale a pena arriscar?

Será que se justifica tentar?

Poderemos e deveremos lutar contra tantas dificuldades no nosso dia a dia?

Nesta vida tão sofrida de uma geração, que os Portugueses experimentam e bem conhecem na própria pele, valerá a pena remar, ousar, tentar, lutar?

E conseguir?

Quem tiver dúvidas, pergunte a esse “velho do mar” de nome Genuíno Madruga. Por exemplo, mande-lhe um e-mail pessoal para genuino@genuinomadruga.com

Obs.:

Para saber onde pára a cada momento o Skipper, faça-se duplo click sobre Hemingway CU7AX.

Caso se deva reencaminhar informação para alguém em inglês, visite-se e reencaminhe-se The Portuguese skipper Genuino Madruga sails in route to the Pacific Ocean under Cape Horn, alone around the world for the second time

Última hora, 23 HH de quarta 23 Jan '08:

Genuíno Madruga vai partir amanhã de manhã para passar o Cabo Horn às primeiras horas.

Na rádio do Faial, Antena 9, Luís Prieto fará uma edição especial do programa "Por Todo o Mundo" entre as 09h e as 10h dos Açores (10-11h UTC), sendo que terá entrevista em directo com o velejador quando este estiver a passar fora deste mítico Horn de que tanto temos falado.

Para os que além mar seguem esta viagem, acompanhem esta passagem através da internet no link http://www.radios.pt/portalradio/conteudos/ficha/?radio_id=219

Mais informações no site oficial http://www.genuinomadruga.com/index.html

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com