sábado, 4 de agosto de 2007

Recebemos notícia de um Convite para um Debate que o Cidadão visado no Comunicado do PCP/Moita lançou a este mesmo PCP







Exmºs Senhores Jornalistas,
Exmºs Senhores Directores dos diferentes Órgãos de Comunicação Social,

Boa noite,

Como é do conhecimento público entre nós na Moita, o Executivo da Comissão Concelhia do PCP na Moita emitiu a 30 Julho '07 um Comunicado onde, do princípio ao fim e ao longo de 4 vezes que o meu nome é invocado, me caracteriza como pessoa politicamente do piorio.

Sobre o caracter torpe e o excesso antidemocrático desse ataque, já me pronunciei cf. se pode ver em:

De que lado bate o coração do PCP na Moita? Do lado da Lei, dos mais fracos, daqueles que sozinhos não têm voz? Ou do lado das negociatas de milhões?

Recebemos um novo Texto do Cidadão visado no famoso Comunicado do Executivo da Concelhia do PCP na Moita

Acontece que o assunto não é pessoal, não é assim tão simples, antes tem tudo a ver com uma intensa batalha política que decorre na Moita, pelo menos de há 2 anos a esta parte, onde muitos são de opinião que o Projecto de Revisão do PDM da Moita, e toda a orientação política que lhe subjaz e o acompanha, são um desastre para o Concelho e para a maioria dos Munícipes , traduzindo a expressão de políticas erradas, de má governação sistemática, de desrespeito generalizado pela lei e total atropelo da ética e da transparência devidas pelos Poderes Públicos e pelos Órgãos de Estado às Cidadãs e aos Cidadãos, sede última do verdadeiro poder em Democracia.

E onde, por outro lado, o Senhor Presidente da Câmara da Moita e a direcção política da Câmara, que o suporta, defendem que o tal Projecto de Revisão do PDM da Moita é uma coisa muito boa, abrindo para o melhor dos mundos e para um futuro do tipo paraíso celestial para a Moita.

Neste quadro, o importante é debater as práticas e as políticas, com recurso a casos e propostas concretas e verificadas.

Como entretanto nada escondo nem nada receio tampouco em termos de escrutínio do meu percurso de vida pessoal, profissional e cívico, tomei a iniciativa de desafiar o PCP na Moita, ou quem o PCP na Moita queira nomear, para um debate, uma peleja civilizada de ideias, práticas e propostas políticas centrada sobre o bom ou mau governo local na Moita.

Centrada naturalmente também sobre o Plano director do desenvolvimento do Município para os anos que estão por vir.

Foi nesse espírito que enderecei hoje ao PCP na Moita e ao PCP/Região de Setúbal a mensagem que vos reencaminho abaixo.

A eventual divulgação por esse Órgão de Informação do todo ou de partes desta iniciativa de um Cidadão, que embora tenha uma pequena quota-parte de defesa do seu bom nome face ao ataque soez de 30 Julho '07, é sobretudo uma proposta de clarificação virada para o futuro -- tal será algo que registarei como grato e importante.

Com os meus cumprimentos cordiais,

4 Agosto '07

ant silv ângelo




Exmºs Senhores Victor Lúcio,
Responsável da Concelhia,
e
Senhores Alberto Morgado e
Leonel Esteves,
Membros do Secretariado da Comissão Concelhia do PCP na Moita


e restantes
Membros do Executivo da Comissão Concelhia do
Partido Comunista Português
Na Moita

2860 Alhos Vedros
Moita


Exmºs Senhores,

Em meu nome pessoal e com a compreensão e o apoio de outros Vizinhos do Movimento Cívico Várzea da Moita, escrevo-vos hoje para vos dizer que registei os mimos do vosso Comunicado sob o título "LIÇÕES (I)MORAIS", divulgado entre nós a 30 Julho pp.

Logo na hora tive oportunidade de vos dizer, com muito respeito e delicadeza, e algum 'fair play' e descontracção, como seguramente poderão ter lido igualment no Jornal Rostos Online, que foi uma pena o vosso Comunicado não ter verdadeiramente abordado Perguntas muito importantes a que poderia ter respondido, mas não o fez.

Já mais recentemente, voltei a citar-vos num novo texto a 1 Agosto corrente sob o título "2 ou 3 pequenos problemas do PCP na Moita".


Quero contudo crer que os nossos Concidadãos, que a tudo isto assistem e estes textos lêem, não devem ser remetidos à condição ingrata de caixas de correio receptáculos de escritos de um lado e do outro, como meros espectadores distanciados de um tema tão importante como é o de sabermos se temos um bom ou um mau governo local na Moita.


Ou de sabermos como se irá resolver finalmente a candente questão que assenta sobre as grandes escolhas feitas e as grandes opções a fazer em torno do Plano director do desenvolvimento do Município para os anos que estão por vir.


Antes devendo ser convidados esses nossos Concidadãos a assistir pessoalmente, e a intervir e participar se assim o entenderem, numa conversa educada e respeitadora, frente-a-frente, entre um ou vários representantes vossos, que me julgam do piorio cf. se pode ler no vosso texto "LIÇÕES (I)MORAIS" , e eu próprio que considero estar a Moita transformada numa terra de um capitalismo selvagem, reles e periférico, alegremento promovido à sombra da bandeira do PCP e da maioria CDU na Câmara Municipal



Exmºs Senhores,


Escrevo-vos por isso neste quadro para vos perguntar em voz alta e publicamente, e assim pedir a vossa ajuda, bem como a ajuda de quem me ler e me possa ajudar:


Haverá por aí alguém na direcção política concelhia do PCP, ou distrital ou nacional quiçá, que se assuma como defensor do triste estado de coisas a que a governação local na Moita chegou e que aceite o meu desafio e tenha coragem de vir debater comigo, numa conversa em público, com esgrima de ideias e de políticas, numa peleja civilizada centrada sobre o bom ou mau governo local na Moita? Centrada sobre o Plano director do desenvolvimento do Município para os anos que estão por vir?

Haverá por aí alguém que saiba, queira e tenha autorização para defender em público esta miséria de política a que Moita está votada, que transforma a nossa terra num laboratório duvidoso das piores práticas de governação local , sendo também aqui que se experimentam os piores métodos de subordinação de grandes e nobres causas às ordens de baixas mas milionários negociatas.

Não peço muitos, mas peço ao menos 1 só!

Se houver, por favor, chegue-se essa pessoa à frente, se tiver coragem política.

E venha debater cara a cara comigo esses temas.

Local, dia e hora são questões que se há-de resolver, com uma condição: ser a coisa uma conversa civilizada, de respeito e esclarecedora, com a presença de todas as Cidadãs e de todos os Cidadãos que o desejarem, podendo arranjar-se um período no qual todos poderão intervir.

E com a Comunicação Social convidada, de igual modo.

Fico à espera.

Na expectativa das vossas importantes notícias,

4 Agosto '07

antónio silva ângelo

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com