Viagem de circum-navegação
Navegador açoriano em viagem solitária passa Cabo Horn
O navegador açoriano Genuíno Madruga, que está a efectuar uma viagem de circum-navegação em solitário, passou hoje o Cabo Horn, no Chile, um marco mítico para os velejadores mundiais devido às frequentes tempestades no local.
Segundo Marco Dutra, um dos elementos de apoio em terra à segunda viagem à volta do Mundo que Genuíno Madruga está a realizar, o velejador açoriano alcançou hoje mais um marco no seu currículo por ser «o primeiro português a dobrar o Cabo Horn em solitário».
«Eram cerca das 9h45 nos Açores (mais uma hora no Continente) quando o Genuíno dobrou o mítico Cabo Horn», revelou Marco Dutra, acrescentando que o velejador açoriano estava «comovido» por ter conseguido superar uma das maiores adversidades desta viagem.
Devido às previsões da Armada chilena de ventos e ondulação fortes, Genuíno Madruga teve de adiar até hoje a passagem do Cabo Horn, que estava inicialmente programada para o início da semana.
«As previsões meteorológicas apontavam para rajadas de
Depois do Chile, Genuíno Madruga ruma à ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico, indicou Marco Dutra, alegando que até ao momento a viagem de circum-navegação tem decorrido tranquilamente, uma vez que «a segurança é posta sempre em primeiro lugar».
Marco Dutra adiantou, ainda, que Genuíno Madruga gostava de efectuar uma paragem simbólica em Timor, mas a decisão só será tomada quando estiver a navegar ao largo do país e depois de avaliadas todas as condições.
O líder parlamentar do CDS/PP no parlamento açoriano propôs hoje um voto de saudação, aprovado por unanimidade, ao feito alcançado por Genuíno Madruga, por se tratar do «primeiro açoriano a atravessar em solitário o Cabo Horn».
O experiente skipper, que entre Outubro de 2000 e Maio de 2002 completou a sua primeira viagem à volta do mundo em solitário, está no mar há seis meses, desde que partiu da ilha do Pico em Agosto de 2007 no veleiro Hemingway para a segunda aventura marítima.
Genuíno Madruga, com mais de 40 anos de experiência marítima, deverá regressar aos Açores em Maio de 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário