quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Semanário "O Sol" em http://sol.sapo.pt/ noticia: Depois do Chile, Genuíno Madruga ruma à ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico




http://sol.sapo.pt/


Viagem de circum-navegação

Navegador açoriano em viagem solitária passa Cabo Horn

O navegador açoriano Genuíno Madruga, que está a efectuar uma viagem de circum-navegação em solitário, passou hoje o Cabo Horn, no Chile, um marco mítico para os velejadores mundiais devido às frequentes tempestades no local.

Segundo Marco Dutra, um dos elementos de apoio em terra à segunda viagem à volta do Mundo que Genuíno Madruga está a realizar, o velejador açoriano alcançou hoje mais um marco no seu currículo por ser «o primeiro português a dobrar o Cabo Horn em solitário».

«Eram cerca das 9h45 nos Açores (mais uma hora no Continente) quando o Genuíno dobrou o mítico Cabo Horn», revelou Marco Dutra, acrescentando que o velejador açoriano estava «comovido» por ter conseguido superar uma das maiores adversidades desta viagem.

Devido às previsões da Armada chilena de ventos e ondulação fortes, Genuíno Madruga teve de adiar até hoje a passagem do Cabo Horn, que estava inicialmente programada para o início da semana.

«As previsões meteorológicas apontavam para rajadas de 180 quilómetros por hora, por isso o Genuíno teve de aguardar numa baía próxima até o tempo melhorar», afirmou Marco Dutra, que diariamente comunica com o navegador açoriano via rádio ou telefone satélite.

Depois do Chile, Genuíno Madruga ruma à ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico, indicou Marco Dutra, alegando que até ao momento a viagem de circum-navegação tem decorrido tranquilamente, uma vez que «a segurança é posta sempre em primeiro lugar».

Marco Dutra adiantou, ainda, que Genuíno Madruga gostava de efectuar uma paragem simbólica em Timor, mas a decisão só será tomada quando estiver a navegar ao largo do país e depois de avaliadas todas as condições.

O líder parlamentar do CDS/PP no parlamento açoriano propôs hoje um voto de saudação, aprovado por unanimidade, ao feito alcançado por Genuíno Madruga, por se tratar do «primeiro açoriano a atravessar em solitário o Cabo Horn».

O experiente skipper, que entre Outubro de 2000 e Maio de 2002 completou a sua primeira viagem à volta do mundo em solitário, está no mar há seis meses, desde que partiu da ilha do Pico em Agosto de 2007 no veleiro Hemingway para a segunda aventura marítima.

Genuíno Madruga, com mais de 40 anos de experiência marítima, deverá regressar aos Açores em Maio de 2009.

Lusa / SOL

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com