sábado, 19 de janeiro de 2008

O Cabo Horn tem um significado mítico para os homens do mar. As suas águas e os ventos que nelas se fazem sentir são de um perigo extremo.



"La sola visión de estas costas es suficiente para que un hombre de tierra sueñe durante una semana con naufragios, peligros y muerte".

Charles Darwin, 1834.

O Cabo Horn e o seu significado mítico para os homens do mar

O Cabo Horn é o ponto mais meridional da América do Sul. Encontra-se na Terra do Fogo, em território do Chile.

As suas águas e os ventos que nelas se fazem sentir são de um perigo extremo.

Charles Darwin, em « A Viagem do Beagle», o diário da sua expedição de 5 anos a bordo do HMS Beagle que serviu de base à sua «A origem das espécies», descreveu o seu encontro com o Cabo Horn em 1832 do modo seguinte:

21 de dezembro- … Mas parece que o Cabo Horn exige que lhe paguemos o seu tributo, e antes do cair da noite manda-nos uma espantosa tempestade, que nos sopra precisamente pela proa. Vemo-nos obrigados a reganhar alto mar, e ao aproximarmo-nos de novo de terra no dia seguinte, apercebemo-nos deste famoso promontório, e agora com todos as características que o distinguem, isto é, envolto em brumas e rodeado de um verdadeiro turbilhão de vento e água. Imensas nuvens escuras obscurecem o céu, as sacudidas de vento e granizo atingem-nos com tão rude violência, que o comandante se decide a abrigar-se, mal pode, em Wigwan Cove. Trata-se de um excelente pequeno porto situado a pouca distância do Cabo Horn…"

Charles Darwin , « A Viagem do Beagle»

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com