quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Parlamento da Região Autónoma dos Açores saúda unânime o feito de Genuíno Madruga, ao dobrar o Cabo Horn em solitário

CDS-PP saúda momento histórico: Genuíno Madruga passou Cabo Horn

Ver notícia aqui.




“Hoje é um dia histórico para os Açores!”
Foi desta forma que o Líder Parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, propôs que o Parlamento açoriano saudasse o velejador açoriano Genuíno Madruga que, esta manhã de quinta-feira, passou o Cabo Horn, no continente sul americano.

“O Velejador Genuíno Madruga, natural da freguesia de S. João, na ilha do Pico, passou há poucos minutos o Cabo Horn, na sua segunda viagem de circum-navegação, em solitário, a bordo do seu veleiro “Hemingway”.
“A passagem do Cabo Horn, no Chile, ponto mais austral do continente americano, local de confluência entre os oceanos Atlântico e Pacífico, marca indelevelmente a vida de cada navegante que ousa enfrentar aquelas águas”, disse Artur Lima.
Lembrando que “naquelas latitudes as tempestades são frequentes, sucedendo-se com violência extrema e terminando tão repentinamente como surgem” e que “a transposição do Cabo constitui, por isso, um desafio à tenacidade dos navegantes”, o popular açoriano propôs que a Assembleia aprovasse um voto da saudação ao feito do velejador açoriano.
Descrevendo que “após a passagem do Estreito De Le Maire, no passado Domingo, sem problemas e na companhia de pinguins e albatrozes, o navegador açoriano viu-se forçado a arribar na Baía Aguirre, na terra do fogo, na Argentina, depois de verificadas as previsões de forte agravamento do estado do tempo, com ondulação e vento forte.
Após um dia de descanso e enfrentando um clima agreste, próprio daquelas paragens, Genuíno Madruga levantou ferro na manhã de terça-feira, 22 de Janeiro, e rumou a poente.
Ao longo do dia as condições meteorológicas foram-se agravando forçando Genuíno Madruga a procurar abrigo numa baía da ilha de Horn, a escassas 6 milhas do Cabo.
Finalmente na manhã de hoje, 24 de Janeiro de 2008, transpôs o Cabo Horn, pelas dez horas e quarenta e cinco minutos, tempo universal”.
Assim, considerou Lima, “estabeleceu-se um marco na história dos navegadores açorianos como o primeiro deles a transpor o Cabo Horn, em solitário, numa embarcação à vela, contribuindo dessa forma para a projecção dos Açores”.

O voto proposto pelo CDS-PP reza que “a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores saúda o velejador Genuíno Madruga, que a bordo do seu veleiro “Hemingway”, é o primeiro açoriano a atravessar o Cabo Horn em solitário”, foi aprovado por unanimidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com