sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Genuíno Madruga está satisfeito, feliz, descansado. Port Williams e zonas circundantes são dos lugares mais bonitos que já viu. Já aportou em Ushuaia




Ver notícia de hoje 25 Jan '08 no Diário de Notícias aqui

.

O velejador, após ter dobrado o Cabo Horn seguiu para o Estreito de Beagle tendo chegado a Ushuaia às 16h00.
Muito bom tempo na zona.

Está maravilhado com a beleza destas paragens nomeadamente a neve nas montanhas.


Rumo a Ushuaia (Argentina), Genuíno Madruga o seu
“Hemingway” CU7AX passaram em frente a Puerto Williams (Chile), porto ao qual vai regressar depois de passar em Ushuaia, onde o aguardam.

Veja mais no diário de bordo da 5ª etapa.

www.genuinomadruga.com

Diário da 5ª Etapa
Cabo Horn
(Chile) - Costa Oeste Chile

25 JANEIRO 2008 -15h50
O Hemingway está a entrar neste momento em Ushuaia.
Está um tempo maravilhoso diz o navegador.
A temperatura é bem melhor que no Cabo Horn, "quase dá para estar de camisa".
Muito bem disposto na sua chegada a este porto.
Desde o Cabo Horn já tirou mais de 400 fotos.


25 JANEIRO 2008 -12h30
Está a navegar em frente a Port Williams, mas segue directo para Ushuaia onde o aguardam para reportagem jornalística.
Diz que Port Williams e zonas circundantes são dos lugares mais bonitos que já viu.
Muito bom tempo. No Estreito de Beagle o mar está "espelhado".
Genuíno está satisfeito, feliz e descansado. Diz-nos que já tirou mais de 300 fotos.

Genuíno Madruga dobrou cabo Horn


PAULO FAUSTINO
Genuíno Madruga fez ontem história ao ser o primeiro skipper pescador do mundo a dobrar o mar tenebroso do cabo Horn, extremo meridional da América do Sul, na confluência entre o oceano Atlântico e Pacífico.

A proeza do velejador açoriano, na sua segunda viagem de circum--navegação, aconteceu ontem de manhã. Uma travessia conseguida no sentido inverso ao da navegação mundial, de leste para oeste, e que muitos poucos marinheiros no mundo conseguiram realizar, devido aos efeitos agravados do mau tempo, correntes fortes e icebergues. Recorde-se que centenas de embarcações já naufragaram neste ponto do globo.

"Dobrar o cabo Horn foi complicado, mas sair daqui é que vai ser a grande dificuldade", disse Genuíno Madruga, logo a seguir a ter cumprido o principal objectivo da sua segunda viagem à volta do mundo em solitário.

O skipper pescador, natural da freguesia de São João, na ilha açoriana do Pico, tem agora pela frente a navegação, em condições ainda severas, de mais de mil milhas no oceano Pacífico.

A bordo do veleiro Hemingway, o navegador passou pelo cabo Horn, pertencente ao Chile, mas esta zona não lhe deixou grandes saudades. "O cabo Horn não tem nada a ver com as ilhas dos Açores, que são verdes e têm muita vegetação. No cabo é exactamente o contrário e aqui não há nada que resista às condições climatéricas", salientou o velejador.

O regresso aos Açores está previsto ocorrer em Maio do próximo ano.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com