sábado, 12 de janeiro de 2008

Genuíno, Velho Amigo! Vai com sorte! Vai com cuidado! Muita cautela! Não descures a segurança. Não facilites! Abraço amigo, e... Bom Mar!





Saiba mais sobre o Cabo Horn aqui:

Jacob Le Maire and his epic Voyage & The Discovery and the Naming of Cape Horn

É com gosto que registamos que Genuíno Madruga levanta ferros neste Domingo 13 de Janeiro '08 do porto de Comodoro Rivadavia, na Patagónia argentina, rumo a Sul com o Cabo Horn no horizonte, dando assim continuação à sua 2ª Volta ao Mundo em Solitário.

Sublinhe-se que já antes entre 2000 e 2002 este genuíno navegador açoriano realizara uma outra 1ª Volta ao Mundo em Solitário.

Saber mais

Pode saber-se mais sobre esta nova etapa lendo as notícias surgidas por exemplo no Jornal Açoriano Oriental AO Online do primeiro dia do ano de 2008.

O acompanhamento a par e passo da presente viagem de circum-navegação, iniciada a 24/25 Agosto de 2007 na Horta e nas Lages do Pico, e com regresso ao Pico e ao Faial, nos Açores, previsto para o dia do Espírito Santo em meados de Maio de 2009, pode ser seguido com enorme detalhe e informação multifacetada em http://www.genuinomadruga.com/

Quem é este Homem afinal que dá pelo nome de Genuíno Alexandre Goulart Madruga?

O que levará alguém, já bem perto dos 60 anos de idade, a sair do conforto do seu lar e a separar-se de esposa, de filhos e netos e da sua mãe idosa para se aventurar no mar pela 2ª vez sozinho a bordo de um veleiro de pouco mais de 11 metros de fora a fora, numa viagem de circum-navegação do Globo de quase 2 anos de duração?

Para conhecer melhor este homem do mar que leva de novo muito longe os nomes dos Açores e de Portugal, e para compreender as suas motivações, pode ver-se a sua biografia e tomar-se contacto um pouco melhor com o enquadramento desta sua 2ª viagem em solitário à volta do mundo .

Sobre Genuíno Madruga

Genuíno é um Mestre Pescador Açoriano, respeitado e estimado por quantos o conhecem por algum dia terem privado com a sua postura modesta, o seu espírito de solidariedade e a sua alegria de viver, com uma vida inteira de trabalho ligado ao mar.

Para saber um pouco mais, veja-se por favor a 1ª Volta ao Mundo em Solitário e Quem é Genuíno Alexandre Goulart Madruga.

Pode ver-se igualmente aqui como foi a 1ª Volta ao Mundo deste navegador açoriano.

A nova etapa que agora começa

De Comodoro Rivadavia, o Hemingway ruma pois amanhã já em direcção ao extremo Sul do Continente Sul-Americano.

De sublinhar que nesta Cidade de Comodoro Rivadavia, na província de argentina de Chubut, no extremo sul da Patagónia, Genuíno Madruga mais uma vez se encontrou com a Comunidade Portuguesa, neste caso os nossos Compatriotas e outros Luso-descendentes situados mais a sul no Globo, e nomeadamente com a Asociación Portuguesa de B. y S.M. Comodoro Rivadavia, com o Clube Desportivo Português de Comodoro Rivadavia e com a Associação Portuguesa de Socorros Mútuos e Assistência Social de Trelew "Valle del Chubut".

Para o final do mês está prevista a dobragem do Cabo Horn e a passagem ao Oceano Pacífico

O Cabo Horn e o seu significado mítico para os homens do mar

O Cabo Horn é o ponto mais meridional da América do Sul. Encontra-se na Terra do Fogo, em território do Chile.

As suas águas e os ventos que nelas se fazem sentir são de um perigo extremo.

Charles Darwin, em « A Viagem do Beagle», o diário da sua expedição de 5 anos a bordo do HMS Beagle que serviu de base à sua «A origem das espécies», descreveu o seu encontro com o Cabo Horn em 1832 do modo seguinte:

21 de dezembro- … Mas parece que o Cabo Horn exige que lhe paguemos o seu tributo, e antes do cair da noite manda-nos uma espantosa tempestade, que nos sopra precisamente pela proa. Vemo-nos obrigados a reganhar alto mar, e ao aproximarmo-nos de novo de terra no dia seguinte, apercebemo-nos deste famoso promontório, e agora com todos as características que o distinguem, isto é, envolto em brumas e rodeado de um verdadeiro turbilhão de vento e água. Imensas nuvens escuras obscurecem o céu, as sacudidas de vento e granizo atingem-nos com tão rude violência, que o comandante se decide a abrigar-se, mal pode, em Wigwan Cove. Trata-se de um excelente pequeno porto situado a pouca distância do Cabo Horn…"

Charles Darwin , « A Viagem do Beagle»

A Presente Viagem

Recordamos que a Rota Prevista nesta 2ª Viagem é a seguinte:
Açores - Cabo Verde - Brasil - Uruguai - Argentina - Cabo Horn (Chile) - Chile - Ilha de Páscoa - Polinésia Francesa - Samoa - Fiji - Austrália - Timor - Indonésia - Maurícias - Madagascar - África do Sul - Ilha Sta Helena – Açores

Neste final de 2007, a Rota já percorrida pode ser vista aqui.

A comparação entre a Rota da 1ª e da 2ª viagem de circum-navegação de Genuíno Madruga pode ser apreciada no Quadro Mapa-múndi da página 7 do Documento "II Volta ao Mundo: O desafio do Cabo Horn"

Onde pára a cada hora o Hemingway?

O percurso online do Hemingway pode ser visto e acompanhado continuamente em http://srv1.intermar-ev.de/karte/karte.html#
Ao alto, à esquerda, em Yachtfinder pode escrever-se CU7AX que é o sinal de Rádio do Navio Hemingway.
Fazendo-se Enter tem-se a posição do Navio Hemingway na hora exacta.
Aí ou se clica sobre CU7AX e se obtém informação sobre o Navio, ou sobre YachtTracker e vê-se abrir um Mapa com a sua posição exacta online.
Tudo com base no sinal rádio do Navio.

Como contactar com o Hemingway

Para comunicar com o Velejador veja-se os seus contactos:

Genuíno Madruga http://www.genuinomadruga.com

e-mail pessoal : genuino@genuinomadruga.com


Telefone: +351 919282423

e os contactos do seu Staff nos Açores em http://www.genuinomadruga.com/contactos.html

O interesse e o significado desta viagem

A nossa melhor atenção, o nosso interesse e divulgação e o continuado acompanhamento desta nova viagem de Genuíno Madruga em solitário à volta do Mundo serão seguramente importantes para o apoio e o encorajamento sempre necessários do Navegador.

Que em terra é sempre por demais acarinhado, mas lá bem sozinho no meio do mar muito haverá de pensar horas a fio em todos quantos nele pensam e lhe querem bem.

Tal ajudará simultaneamente ao alargamento do interesse e do carinho de muitos portugueses de todas as idades e condições por esta importante iniciativa.

As notícias e a divulgação regular da 2ª Volta ao Mundo em Solitário de Genuíno Alexandre Goulart Madruga, sobretudo nestes dias tão difíceis e tão martirizados para tanta e tanta gente no nosso País, poderão ainda ser particularmente importantes para ajudar a fazer crer a tantos de entre nós que por vezes chegamos a duvidar da força e do alcance da vontade de quem ousa tentar, de quem ousa lutar para conseguir.



O que poderemos dizer todos nós a este Homem no momento de soltar amarras de Comodoro Rivadavia a caminho do Cabo Horn?

Genuíno
Velho Amigo!


Amanhã largas amarras rumo ao Cabo Horn.

Vai com sorte, Genuíno!
Vai com cuidado!
Muita cautela!
Não descures a segurança.
Não facilites!

Abraço amigo,
Bom Mar!

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com