quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Genuíno Madruga vence Cabo Horn !



NOTA INFORMATIVA

do Grupo de Apoio de Genuíno Madruga

O pescador açoriano Genuíno Madruga cumpriu hoje quinta-feira 24 de Janeiro de 2008 o sonho de dobrar o mítico Cabo Horn, tornando-se no primeiro português a fazê-lo em solitário e do Atlântico para o Pacífico, a bordo do Hemingway. Na passagem do ponto mais extremo da América do Sul, o navegador começou por enfrentar durante vários dias um mar cavado, com fortíssima ondulação e ventos fortes soprando do quadrante Sul, mas acabou por aproveitar esta manhã uma janela de oportunidade com mar mais calmo e condições propícias a esta travessia, que só se verificam por vezes e muito fugazmente no Verão austral.

A Volta ao Mundo em solitário de Genuíno Madruga iniciou-se no dia 25 de Agosto de 2007, na ilha do Pico, de onde seguiu para Cabo Verde, Brasil, Uruguai e Argentina. Após dobrar o Cabo Horn, seguirá para a ilha da Páscoa, Polinésia Francesa (ilhas Marquesas), Samoa, Fiji, Vanuatu, ilhas Salomão, Austrália, Timor Leste, Reunião, Madagáscar, África do Sul e ilha de Santa Helena. O regresso à ilha do Pico está previsto para Maio de 2009.

Genuíno Madruga, de 57 anos, é conhecido por ter sido o primeiro açoriano e o segundo português a Dar a Volta ao Mundo em solitário (2000-2002) no “Hemingway”, um veleiro em fibra de 11,1 metros da classe Bavária, baptizado em homenagem ao escritor de “O Velho e o Mar”. No dia 10 de Junho de 2003, foi agraciado pelo Presidente da República, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Nesta segunda viagem é, igualmente, Embaixador dos 100 Anos do Escutismo.

No entanto, Genuíno Madruga é mais do que um velejador. Nas suas viagens criou uma nova maneira de estar na navegação, estabelecendo uma Ponte de contacto constante com as comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo. Em cada escala, realiza palestras e visitas a locais de interesse histórico, procurando conhecer os hábitos culturais dos diferentes povos. Nunca esquecendo a sua profissão de mestre pescador, em cada novo porto ausculta os pescadores locais, recolhendo informações sobre as artes tradicionais e as espécies capturadas. Simultaneamente, transmite os saberes açorianos e as formas de captura de pescado em uso no arquipélago.

Mais informações poderão ser encontradas na homepage de Genuíno Madruga em: http://www.genuinomadruga.com/

Atenciosamente. Fico ao vosso dispor para mais alguma informação, textos e/ou fotos.

Luis Filipe Machado

Coordenador para a Comunicação Social

Grupo de Apoio/Genuíno Madruga

PS Os meus contactos são: EMAIL: lfbcmmachado@sapo.pt

Telefones: +(351)969046292 ou (+351)914195983

CONTACTOS DE GENUÌNO MADRUGA:

Telemovel portugues: 00351919282423

Telefone de satélite: +881631629116 (número confidencial)

Email: genuino@genuinomadruga.com

Indicativo Rádio Amador: CU7AX na frequência: 14.336 USB

Homepage: http://www.genuinomadruga.com/

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com