quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Esta é a verdadeira história dos três tristes tigres da Azambuja. Dois fugiram, e vieram para a selva onde vivemos. O 3º, sabendo ao que viria, ...

Foto exclusiva do terceiro Tigre que disse: "Fugir? para Portugal? “Ná, daqui não saio, para esta terra não fujo nem vou. Safa. Livra. Chiça!”


Três tristes tigres
Azambuja: Tigres à solta à entrada da Azambuja

O País acordou em sobressalto.
Tigres à solta na Azambuja!

Contudo, a história foi mal noticiada.
Falou-se em …”Dois tigres encontram-se hoje de manhã à solta na Estrada Nacional 3, que liga Cartaxo ao Carregado, junto à entrada da vila da Azambuja, disse à Lusa fonte da GNR local”.

Mas eles não eram dois tigres.

Eram três.
Três tristes tigres.


"Felizmente só saíram 2", acaba de revelar à TVI um Responsável da Empresa proprietária.

Confirma-se portanto.
Só fugiram 2, mas no total enjaulados na auto-caravana iam na verdade, verdadinha, três tigres. Três tristes tigres.

A explicação é simples.
O terceiro tigre não fugiu porque era mais avisado que os outros 2 incautos.
Na hora “H”, ele perguntou:
“Que estrada é esta? Que terra é esta? Onde é que estamos?”

E a resposta foi: “Vamos agora na Estrada Nacional 3, que liga Cartaxo ao Carregado, junto à entrada da vila da Azambuja, num país chamado Portugal”.

Aí o 3º tigre voltou a perguntar:
"E nesta terra, neste país, como é que vamos de corrupção? Como é que vamos de transparência na vida pública? E como é que se preserva as matas, as reservas ecológicas e o solo rural? E os direitos dos animais? E os direitos das pessoas? E o bom governo? E o respeito pelos interesses das populações e dos trabalhadores? E os desempregados apelidados de falsos empresários em nome individual? E as reformas decentes para os idosos? E a celeridade da justiça? E a justiça da justiça? E a mão pesada pesadíssima dos governantes contra os pequenos? E a postura rachada e submissa dos governantes debaixo dos poderosos? E as coimas ditatoriais em termos relativos aplicadas pelas finanças contra quem nada tem? E as posturas de dorminhocos a assobiar para o lado por parte das autoridades de supervisão e do governo, face aos crimes dos poderosos? E a Lei dos Solos, é verdade que neste país se fazem fortunas de milhões a comprar e vender terra de tostões? E o serviço de saúde às populações? E o primado da Lei? E o Estado de direito democrático? E o autoritarismo do Estado contra os pobres e os fracos? E a permissividade agachada das instituições face aos fortes e aos poderosos? E quantos kilómetros são daqui até à Moita, terra do pior e mais corrupto governo local ao que consta em Portugal? Tão perto? Tão poucos Kms da Azambuja até à Moita? Safa!... E…e… e…e…? continuou interminavelmente a perguntar o nosso 3º tigre do grupo dos três tristes tigres.

As respostas que alcançou foram claras, pelo que concluiu:
“Ná, daqui não saio, para esta terra não fujo nem vou. Safa. Livra. Chiça!”

Esta é a verdadeira história dos três tristes tigres da Azambuja.

Dois fugiram, e vieram para a selva onde vivemos.

O terceiro, esperto e avisado, sabendo ao que viria, encolheu-se e quedou-se no seu sítio.


E pensou: "Chicotadas e maus tratos dos domadores aqui no circo, para nós fazermos as palhaçadas contra natura que os espectadores cá do Circo tanto aplaudem, isso tudo é um bálsamo, face às atribulações, aos maus tratos e à vida de mal a pior dos pobres habitantes deste País. Ó senhor Condutor: Siga mas é lá com esta geringonça, que eu quero fugir sim, mas há-de ser num País a sério. Siga a Marinha, se faz favor!", concluiu o terceiro dos nossos três tristes tigres três desta bendita ocorrência quase real.

“Para melhor está bem, está bem.Para pior, já basta assim”, terá pensado.
Avisado.
Esperto.

Vide:

Dois tigres andaram à solta na Azambuja

Tigres que fugiram da jaula foram capturados

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com