terça-feira, 12 de junho de 2007

Blogue Alhos Vedros ao Poder pergunta. E perguntar é sempre preciso!




Blogue Alhos Vedros ao Poder pergunta. E perguntar é sempre preciso!





Um PDM é um instrumento de ordenamento do território ao serviço do interesse público ou de alguns interesses privados?




O PDM é um documento que aponta o sentido do desenvolvimento estratégico de um concelho ou uma forma de resolver problemas pendentes entre autarquia e particulares?




Um PDM surge do nada ou deve ter alguma continuidade em relação a um documento anterior similar?




Durante a preparação de um PDM é normal e eticamente aceitável que se estabeleçam protocolos sobre uma utilização futura dos solos com base na promessa da mudança do seu tipo de uso, caso contrário a autarquia fica sujeita ao pagamento de indemnizações?




Durante a preparação de um PDM, e quando ele ainda não está definitivamente aprovado, é normal que avancem obras de um tipo não previsto no PDM em vigor, por conta do próximo?




Acredito que tudo isto seja normal, que tudo isto seja fado, agora não me queiram é convencer qu é aceitável por todos e que tenhamos de ficar calados.



E só para provar que não estou a pensar em nenhum PDM em particular, até nem acrescento aquela dúvida quanto ao que se pode considerar consolidação do tecido urbano, se é construir mais entre os perímetors urbanos antes definidos, alargando-os, se é recuperar os espaços em degradação no interior desses mesmos perímetros.

# posted by AV : 6/12/2007 0 comments

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com