domingo, 24 de junho de 2007

Temos uma Câmara sem rei nem roque, ou há alguém que funcione e ponha ordem e disciplina nos Serviços?





Foto de uma cena de caos completo no Aeroporto de Frankfurt


Dúvidas metódicas:

Ficámos a saber a 24 de Junho, por comunicado da Câmara da Moita, certos factos ocorridos 4 dias antes ou mesmo há mais tempo até:

«Foram furtadas duas impressoras e 14 computadores novos, adquiridos recentemente pela Câmara Municipal da Moita para equipar os Laboratórios de Informática de diferentes Escolas Básicas de 1º ciclo, no âmbito do Programa de Alfabetização Informática no Município da Moita», refere a autarquia em comunicado, depois de questionada sobre o assunto pela Lusa.

Entretanto, segundo a Maré Cheia de Outubro 2005, podia aí ler-se:

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

No âmbito do Programa de Alfabetização Informática da Câmara Municipal, foram já criados Laboratórios de Informática nas seguintes escolas:

. EB1 nº 1 Moita
. EB1/JI Moita
. EB1/JI nº 1 Baixa da Banheira
. EB1/JI nº 2 Baixa da Banheira
. EB 1 nº 1 Baixa da Banheira
. EB1 nº 3 Baixa da Banheira
. EB1 nº 4 Baixa da Banheira (Vale da Amoreira)
. EB1 nº 5 Baixa da Banheira
. EB1 nº 2 Alhos Vedros

Este programa, que vai ser alargado a outras escolas durante este ano lectivo, tem, entre outros, o objectivo de facultar o acesso à Internet a todos os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, assim como combater a info-exclusão.

E segundo o Rostos de 28 Setembro 2006, podia ler-se:

Programa de Alfabetização Informática na Moita
Laboratórios de Informática para combater a infoexclusão

. Câmara da Moita promove acesso às novas tecnologias nos Jardins-de-Infância da rede pública

Através do Programa de Alfabetização Informática, que a Câmara da Moita tem vindo a dinamizar com a criação de Laboratórios de Informática, pretende-se combater a infoexclusão, proporcionando o acesso às novas tecnologias a todos os alunos das 25 Escolas Básicas de 1º ciclo da rede pública do concelho, bem como aos 13 Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar.

Poderá perguntar-se:

  • Quando foi entregue à Câmara este material informático, agora roubado? Há quanto tempo estava em Armazém?
  • Por outras palavras, porquê ter em em "stock", em Armazém, importante quantidade de material informático à data de 18 de Junho? Seria para entregar no último dia de aulas do presente ano lectivo? Seria para entregar já "velho e ultrapassado" de vários meses em Setembro próximo?
  • Foi comprado agora (ou há tempos? quando?) porque uma determinada promoção estava a terminar? Seria uma promoção do tipo "Compre agora, utilize depois"?
  • Estava em Armazém à espera de quê este equipamento?
  • Que medidas de protecção e segurança elementares estavam implementadas para proteger tal equipamento?
  • Tratou-se de um assalto com arrombamento de portas e janelas?
  • Ou terá sido pelo método e com recurso a chave falsa?
  • Ou foi antes um roubo, em plena luz do dia?
  • Ou terá sido pelo contrário um desvio, um descaminho pela calada?
  • O Seguro Multi-Riscos de protecção contra riscos deste género tinha já sido actualizado, incluindo já a cobertura destes equipamentos?
  • O Programa anunciado em Outubro 2005 (Maré Cheia) e de novo Noticiado em Setembro 2006 (Rostos), bem como no Portal da Câmara, teve outros desenvolvimentos entretanto? Quais? Quantas Escolas-alvo tinham já sido contempladas, e quantas aguardam ainda os equipamentos anunciados na Campanha Eleitoral de Setembro-Outubro ’05?
  • E qual o número total de Crianças que terminaram em Junho '06 e agora em Junho '07 estes graus de Ensino, sem terem sido minimamente beneficiadas com as promessas da Campanha Eleitoral de Setembro-Outubro ’05?
  • É verdade que os Alarmes não dispararam na madrugada de 18 Junho ‘07?
  • A Carrinha Renault Kangoo foi violentada, ou alguém pegou apenas na chave certa e ligou a ignição, pronto já está?
  • Na Carrinha Renault Kangoo foi deixado algum papel escrito do tipo "com os melhores cumprimentos, até à próxima, reconhecidos e obrigados"?
  • Os valores “recentemente” desaparecidos (tendo-se também verificado recentemente dois furtos de dinheiro em diferentes serviços municipais) ocorreram com arrombamento, ou com abertura simples e na maior das calmas?
  • O Comunicado fala em “dois furtos de dinheiro em diferentes serviços municipais”. Ocorreram em simultâneo? Em momentos distintos? E neste segundo caso, que medidas foram implementadas após o 1º furto, e que mesmo assim não foram suficientes para travar o 2º acto criminoso?
  • Para além da participação às Autoridades Policiais, foi instaurado algum Processo de Averigação de Procedimentos a nível interno, na Câmara, para apurar responsabilidades, desleixos ou omissões eventualmente favorecedoras dos actos criminosos referidos?
  • Temos uma Câmara sem rei nem roque, ou há alguém que funcione e ponha ordem e disciplina nos Serviços?

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com