sexta-feira, 22 de junho de 2007

Democracia e direito à informação chegam a conta gotas e com saca-rolhas








Finalmente, a Câmara Municipal da Moita viu-se na obrigação de noticiar já ao cair do dia 22 de Junho factos graves ocorridos na madrugada de 18 e até porventura em datas anteriores (…”tendo-se também verificado recentemente”…)

Esclarecimento da Câmara Municipal

Na madrugada do passado dia 18 de Junho, ocorreu um assalto às oficinas do Gabinete de Informática e Telecomunicações da Câmara Municipal da Moita, que funciona no edifício Flor do Tejo (ex-Grémio), tendo sido furtadas duas impressoras e 14 computadores novos, adquiridos recentemente pela Câmara Municipal da Moita para equipar os Laboratórios de Informática de diferentes Escolas Básicas de 1º ciclo, no âmbito do Programa de Alfabetização Informática no Município da Moita.

Do mesmo local, foi igualmente furtada uma viatura municipal (Renault Kangoo), entretanto, recuperada, tendo-se também verificado recentemente dois furtos de dinheiro em diferentes serviços municipais.

Todas estas ocorrências foram já devidamente participadas às Forças de Segurança.

Câmara Municipal da Moita - Noticia de 2007-06-22

Ora o assunto já corria mundo desde o próprio dia 18, com divulgação no Blogue Arre Macho nesse mesmo dia 18 e a 21 de Junho de novo.

Hoje de manhã, 22 Junho '07, um dos nossos Vizinhos havia enviado por mail ao Presidente da Câmara a mensagem seguinte:




"Incertos roubaram material diverso na Câmara Municipal da Moita" ... O que nos pode dizer sobre esta matéria o Senhor Presidente da Câmara?




Exmº Senhor João Manuel de Jesus Lobo, Presidente da Câmara Municipal da Moita

No Blogue Arre Macho pode ler-se o seguinte:

  • Incertos roubaram material diverso na Câmara Municipal da Moita;
  • A sua actuação desenrolou-se em vários edifícios municipais;
  • Desapareceram diversos computadores e outro material informático;
  • Terão igualmente desaparecido ou terão porventura sido violentados vários cofres;
  • Para a sua acção, esses Incertos socorreram-se de um veículo municipal, entretanto já recuperado.

Entretanto, verifica-se que na Moita, em conversas entre Cidadãos, correm diversas versões, nomeadamente referindo:

  • Na ocasião, os Alarmes não dispararam;
  • Os Departamentos visados têm uma forte relação com o Urbanismo e com os últimos 11 anos da Revisão do PDM;
  • Poderão ter desaparecido importantes evidências porventura importantes para o cabal esclarecimento de muitas matérias relevantes (cumprimento da lei, exemplar transparência de procedimentos administrativos, condução política dos assuntos municipais de forma inatacável, e outras coisas mais, ou o seu contrário)

Entretanto, compulsado o Portal oficial da Câmara Municipal da Moita , na sua página de Notícias , nada aí se refere sobre estes factos, nem sobre a sua confirmação ou desmentido.

Neste quadro, e salvaguardada eventual matéria reservada, nomeadamente por se encontrar em segredo de justiça, peço-lhe Senhor Presidente que me responda:

  • A Câmara Municipal da Moita pode informar algo e o quê sobre esta matéria?
  • Trata-se de uma notícia infundada (não ocorreu nem roubo, nem assalto, nem desvio nenhum)?
  • Houve de facto um acto ilícito que a Câmara tenha participado nestes últimos dias às Autoridades Policiais, do tipo do referido no Blogue Arre Macho ?
  • Há algo mais que os Munícipes do Concelho possam e devam conhecer em termos de verdade e de factos concretos?

Na verdade, todos nós estaremos de acordo, se o assunto é um não-caso, deve acabar por aqui.

Se existe um ou vários factos e verdades a seu propósito, é importante que as Cidadãs e os Cidadãos do Concelho da Moita os conheçam, e desde logo a partir de fonte oficial, e daí a razão de ser da nossa frontal pergunta síntese seguinte:

  • O que nos pode dizer sobre esta matéria o Senhor Presidente da Câmara?

Na expectativa das suas importantes notícias,

Cordialmente

22 Junho '07

Um morador, identificado com nome, mail e telefone pessoais, a rogo de vários Moradores e Proprietários da Várzea da Moita

Por favor, leia-se:

Quinta-feira, Junho 21, 2007

Trancas nas portas??

É o que parece.
Depois da C.M.Moita ter sofrido a busca por parte da Judiciária, onde material informático foi apreendido para investigação, passados alguns dias as instalações da C.M.Moita foram visitadas novamente por "amigos do alheio", que conseguiram entrar em vários edifícios das instalações camarárias, amealhando cofres, computadores, uma viatura e sabe-se lá o que mais (onde é que andam os vigilantes*?).
Consigo afinal, entender o porquê do sôr presidente negar as instalações à população que por meio de oficio as pediu para desenvolver actividade interessante e na berra.

Conta em pormenor o Blog do BE Moita que tomou uma posição e o Blog da Várzea que efectuou o pedido de cedência das instalações.

Trancas nas portas pois claro. Há que evitar novas surpresas.

in

http://arremacho.blogspot.com/2007/06/trancas-nas-portas.html

Segunda-feira, Junho 18, 2007

Câmara Municipal outra vez assaltada

é o 2º assalto em poucos dias ás instalações da Câmara Municipal da Moita. Os larápios demonstram simpatia pela informática, pois desta vez não levaram apenas discos rígidos, levaram cerca de 16 computadores, com a particularidade de usarem uma carrinha dos respectivos serviços no seu transporte. A carrinha já foi encontrada, mas dos computadores não existem pistas.

A Câmara deste concelho está a dar muito trabalho à Judiciária... ...

in

http://arremacho.blogspot.com/2007/06/cmara-municipal-outra-vez-assaltada.html

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com