domingo, 24 de junho de 2007

Deputado Luis Carloto Marques defende os interesses das Populações, ao lado das Cidadãs e dos Cidadãos









No Concelho do Montijo
Urgente reforço de Vigilância Policial nas Freguesias de Canha, Pegões e Santo Isidro de Pegões

Assaltos em plena luz do dia a transeuntes que deslocam a pé ou de bicicleta

Esta vasta área do concelho do Montijo, que perfaz cerca de 80% da área total, necessita de um reforço da sua vigilância e de uma melhor coordenação entre as diversas entidades da GNR a quem compete fazer cumprir a lei e identificar quem a não cumpre dolosamente, sublinha o deputado do MPT,
Luís Filipe Carloto Marques, em requerimento que apresentou na Assembleia da República.

Situadas no Concelho do Montijo, as freguesias acima mencionadas totalizam 311 Km2 dos 400 Km2 do concelho, estando a vigilância policial a cargo de catorze militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), que estão sedeados na Freguesia de Canha.
A rede escolar destas freguesias tem 12 escolas, desde jardins-de-infância à Escola C+S, num total de 780 alunos, cuja segurança compete também aos militares da GNR.
Pese embora o profissionalismo demonstrado pelos militares que se encontram ali destacados, o seu número é claramente insuficiente para assegurar o cumprimento da lei na área destas freguesias que se encontram na área metropolitana de Lisboa, sendo frequentes os furtos, nomeadamente sobre o património agrícola (cortiça, pinhas, colmeias, gado, etc.) ou o património pessoal (viaturas, residências - um dos últimos furtos teve a particularidade de, para além do interior, lhe terem sido subtraídas as portas e janelas -, bombas de gasolina, placas de sinalização e ferro-velho) ou os assaltos em plena luz do dia a transeuntes que deslocam a pé ou de bicicleta, refere o deputado Luís Carloto Marques, MPT, eleito pelo PSD, no círculo eleitoral de Setúbal, em requerimento apresentado na Assembleia da República.

A situação é de enorme gravidade

Estas freguesias são percorridas por uma rede viária de estradas nacionais e por uma auto-estrada, o que dá aos infractores uma grande mobilidade, tendo a segurança que ser, no amplo sentido do termo, bem coordenada entre os diversos militares da GNR aos quais estão atribuídas diversas missões específicas.
A situação é de enorme gravidade, mas aparentemente os responsáveis distritais da GNR não parecem estar sensibilizados para o assunto, refugiando-se em estatísticas das queixas apresentadas, quando na realidade muitos dos lesados já não apresentam queixa devido à sua inconsequência.
Esta vasta área do Concelho do Montijo, que perfaz cerca de 80% da área total, necessita de um reforço da sua vigilância e de uma melhor coordenação entre as diversas entidades da GNR a quem compete fazer cumprir a lei e identificar quem a não cumpre dolosamente, sublinha o deputado do MPT.

Traçar um plano de segurança para esta região

O Deputado do MPT, em requerimento dirigido ao Ministério da Administração Interna, solicitou que lhe fosse prestada s seguinte informação: Se o Ministério da Administração Interna tem conhecimento da gravidade da situação descrita? Se o referido Ministério tenciona reforçar o número de agentes que estão neste momento ao serviço nesta região, e, ainda se tenciona traçar um plano de segurança para esta regiço, coordenando as diversas entidades da GNR a quem compete a vigilância da legalidade?

Rostos

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com