domingo, 10 de agosto de 2008

As Mulheres e os Homens, os Eleitores das Freguesias e do Concelho da Moita terão de escolher entre um bom governo local, ou o estado caótico actual


Por ordem, a Paz, a Fortaleza e a Prudência (detalhe) e a Magnanimidade, a Temperança e a Justiça (detalhe), como elementos de um bom governo. Depois, a Crueldade, a Traição e a Maldade, à direita do Tirano (detalhe) e finalmente o Furor, a Divisão e a Guerra, à esquerda do Tirano (detalhe), como elementos de um mau governo.
in Ambrogio Lorenzetti (c. 1290 - c. 1348). Alegoria do Bom Governo (c. 1337-1340). Afresco, 296 x 1398 cm. Siena, Palazzo Pubblico, Sala dei Nove.

Na representação alegórica do bom governo, prósperos cidadãos comercializam e dançam pelas ruas. Além dos muros da cidade, há colheita num verde campo





Ambrogio Lorenzetti (c. 1290 - c. 1348). Alegoria do Bom Governo (c. 1337-1340). Afresco, 296 x 1398 cm. Siena, Palazzo Pubblico, Sala dei Nove.

A Alegoria do Bom Governo

Efeitos do Bom Governo e Efeitos do Mau Governo.

Ambas refletem uma paisagem realista da Siena da época. Na representação alegórica do bom governo, prósperos cidadãos estão praticando o comércio e dançando pelas ruas. Além dos muros da cidade, há um verde campo onde acontece a colheita. Na alegoria do mau governo, a crise é extensa e cidadão doentes vagueiam por uma cidade em ruínas. O campo sofre de seca.

Na alegoria do mau governo, a crise é extensa e cidadãos doentes vagueiam por uma cidade em ruínas. O campo sofre de seca.







Ambrogio Lorenzetti (c. 1290-c. 1348). Alegoria do Mau Governo (c.1337-1340) — detalhe (c. 1337-1340).

A Alegoria do Mau Governo: o tirano diabólico

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com