quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Moita, terra de 2 bitolas, 2 medidas e 2 varas, uma com ponta de plumas, outra terminando em forma de cachaporrão


Relatório da IGAL é secreto …

O Relatório da IGAL foi prometido a todos os Cidadãos, pela palavra do Presidente da Assembleia Municipal da Moita, na sessão de 25 de Julho, mas logo negado pela pena do Presidente da Câmara, na sua resposta “com tiro certeiro fora do alvo”, perante o pedido de um Cidadão.

Depois, foi o silêncio.

Chamado à atenção, por não ter sido capaz de ler o pedido correctamente, o Presidente da Câmara emudeceu.

Alertado para o desrespeito à sua palavra, a que o submetera o Presidente da Câmara, o Presidente da Assembleia Municipal embatucou.

Instado a responder de facto ao que de facto fora pedido, o Presidente da Câmara eclipsou-se.

É o Estado secreto.

Estado local, mas secreto mesmo assim.

Sigiloso.

Fechado a 7 chaves.

À moda de outros tempos, e de outros lugares.

ma non troppo…

Na verdade, começam a transpirar comentários na blogosfera local, que tresandam a conhecimentos por detrás da cortina.

Vejamos 2 exemplares:

  1. At 2:16 PM, Agosto 20, 2008, Blogger joao figueiredo said... o fundamental veremos quando forem públicas as conclusões das inspeções do IGAL e da PJ, por exemplo.
  2. Comments: se é verdade que este texto é da pessoa que assina, este devia ter mais atençaõ ao que escreve, pois um deputado da nação que é pago com o dinheiro de todos deveria ser sério, honesto e falar verdade e não ir em cantigas de blogues e Antonios Angelos... é apenas uma chamada de atenção...é que depois quando sairem os resultados das ditas inspeções não venham dizer á e tal não sabia fui enganado..os inspectores estavam todos comprados. ESPERO E OS MOITENSES TAMBÉM ESPERAM QUE DEPOIS ESTES E OUTROS SENHORES VENHAM PEDIR DESCULPAS POR TODAS AS CALUNIAS QUE ANDARAM A VERTER NOS BLOGUES (ANONIMOS) # posted by Anonymous Anónimo : 5:12 PM
  3. PDM? Claro. Mas depois quero ver a vossa verborreia quando vier o relatório do igal.
    Mas a sério? Ainda achas que tens legitimidade para falar nalguma coisa. Já ninguém vos liga a não ser os comparsas do ensaio. # posted by Anonymous Sportinguista : 9:25 PM

Quero imaginar que são astrólogos, adivinhos, sonhadores, talvez donos de algum grilo falante… mas tenho de admitir que tão simplesmente, contam lá no sítio com bons informadores.

Será?

Moita, terra de 2 varas, uma de plumas, outra cachaporrão

Ou serão tão só amigalhaços dos corredores do poder, esse poder que aplica o segredo de justiça à moda da Moita?

· Terra de 1 concelho, e 2 regimes políticos, o regime da mãozinha leve e simpática para grandes especuladores financeiros e urbanísticos, e da galfarra pesada e à bruta contra a maioria dos Munícipes.

· Terra de 1 PDM, e 2 processos de Revisão, o público para fingir e para enganar o povo, a lei e as autoridades, e o privado por detrás da cortina, para valer de facto.

· Terra de 2 posturas da Administração local. Agachada debaixo dos poderosos, e arrogante por cima dos fracos e sem poder de “lobby”.

· E agora, finalmente, muda e queda diante dos Cidadãos, e transpiradora de sigilos e confidente de boas novas, junto dos compinchas.

Será?


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com