domingo, 17 de agosto de 2008

A Enjeitada da Margem Sul - fascículo 3

Domingo, Fevereiro 11, 2007

A Enjeitada da Margem Sul - Drama Folhetinesco em Forma de Tetralogia com Apenas 3 Episódios que o Último Está para Vir

In Alhos Vedros ao Poder.

E no Blogue A Cidade e as Serras, do Deputado à Assembleia da República, Luís Carloto Marques

EPISÓDIO 3 e EPÍLOGO

Por tanto clamarem, os amigos da REN só tiveram uma resposta
“Sai uma, entram duas, foi-lhes respondido.
Aguentem com a REN à força toda e a dobrar.
Não refilem, o vosso caso está perdido.
A tramóia parece nobre, mas é só para vos lixar.”

Essa foi de facto a resposta recebida sistematicamente por amigos e familiares da Rosa Eduarda, sempre com charanga e fanfarra a acompanhar.
De pouco lhes valeu argumentarem e explicarem por A + B que a REN lá onde se supunha que deveria estar e onde era precisa, era um gosto e uma mais valia vê-la viva e actuante, isso sim era importante.
De menos ainda lhes valeu demonstrarem com profusão de argumentos que, ao invés, a REN morta e enterrada a dobrar nas terras do Sul da Moita de nada valeria, nada acrescentaria.
Explicaram, falaram, demonstraram com muito engenho e muita arte, mas o muro das lamentações onde durante meses se dirigiram era afinal um muro de betão, de muito mas muito betão mesmo, pelo que de nada adiantou a sua objecção.

Meses e anos sem notícias, salvo ao de leve uma referência a 2004
Seguiram-se longos meses de pesar, de aflição, mas também de revolta pela triste sorte da Rosa Eduarda e contra os contornos obscuros que rodearam o seu trágico desaparecimento.
E nada.
Falaram com toda a gente, queixaram-se em todos os lugares, bateram a todas as portas, tocaram a todas as campainhas.
Ao de leve, ouviram falar de uma certidão de óbito às escondidas em 2004, coisa estranha, pois os tipos do Registo e os próprios coveiros, ao que se diz, seriam alegadamente os seus supostos defensores, acabando por fazer o papel de matadores.
E isso o povo não quer crer, a ser verdade, será coisa de estarrecer.
Não pode, não pode ser.
Mas, iremos ver.

Pais e amigos que amam, não desistem nunca
O desgosto era enorme, mas a revolta e a vontade de vencer maiores ainda.
Até que finalmente surgem notícias esperançosas.
Com efeito, para esperança e alegria de muitos, e parece que com o desagrado e sob os protestos azedos de uns poucos, as últimas notícias publicadas em jornais de perto e de longe, apontam finalmente para a hipótese de todo este drama poder vir a ter um final feliz:

A menina Rosa Eduarda Nunes, chamemos-lhe tão só de REN, das iniciais do seu nome, desaparecida teria uns 17 aninhos ou nem isso ainda, e hoje se estiver viva certamente já uma linda mulher, poderá afinal ainda estar viva, e bem viva.

É verdade que o seu paradeiro é por enquanto ainda desconhecido de todos, quer da família e dos vizinhos, quer sobretudo das Autoridades.
Aliás, falando de Autoridades, deve referir-se que o trabalho ou mais propriamente a ausência dele, e o desinteresse e a incúria mesmo, por parte de algumas Autoridades, ao longo de todo o desenrolar deste drama, tem desagradado e muito a quase toda a gente no Município.
As pessoas dizem em voz alta, pois perderam há muitos anos o medo e outras nunca o tiveram, que com amigos e defensores e Autoridades dessa laia, por toda a parte a REN vai seguramente dar toda raia.

Expectativas redobradas e novo alento
Mas para tal, urge que todo o mundo se mantenha muito vivo e muito atento.
A expectativa geral é enorme. A imprensa não conhece outro lugar.
A Moita não pára de dar que falar.
É verdadeiramente uma nova centralidade, como alguém um dia disse desta terra.
E disse-o bem, sei lá, sem o saber, pois aqui na Moita factos mais centrais não há.
A história ainda pode vir a ter um final feliz.
Final clássico, mas feliz. A menina pode ser reencontrada. E viva, sem estar morta nem menos ainda enterrada.
Os familiares, amigos e vizinhos ainda podem vir a ganhar um sorriso de orelha a orelha.
E os malandros que tão grandes males engendraram contra ela, é a voz que corre, ainda se podem ver tramados.
E serem todos envoltos em grande alvoroço e com as maiores incertezas a pairar sobre as suas ricas e tão espertas cabecinhas. Tão espertas, quão descuidadas e tolinhas.


Leitor (com um pequeno título e imagens do AVP)

Etiquetas:


# posted by AV : 2/11/2007

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com