domingo, 3 de agosto de 2008

Os PROT's são o quadro de referência para a elaboração dos PDM (planos municipais de ordenamento do território). O contrário seria um "nonsense" total


Governo quer PROTAML em nove meses

In Jornal de Alcochete, 16-Maio-2008

O Governo deu, a 15 Maio de 2008, nove meses à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo para a elaboração de um novo Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROT AML).

O público on-line refere que este prazo foi dado na resolução adoptada em Conselho de Ministros onde se determina a alteração do plano em vigor, num dia em que foram tomadas várias outras decisões ao nível dos instrumentos de gestão do território.

A decisão prende-se com a “necessidade de articulação entre o modelo territorial e os investimentos e projectos, em curso ou previstos, fortemente reestruturadores em termos territoriais” e da mobilidade.

O novo aeroporto de Lisboa, cuja passagem da Ota para Alcochete obriga a um novo traçado para o comboio de alta velocidade, as novas plataformas logísticas de Castanheira do Ribatejo e do Poceirão, e a nova ponte Chelas-Barreiro são as obras no horizonte que levam a esta revisão.

Os planos regionais de ordenamento do território (PROT) definem a estratégia de desenvolvimento territorial das regiões, integrando as opções estabelecidas ao nível nacional, nomeadamente no Plano Nacional de Política de Ordenamento do Território, e considerando as estratégias municipais de desenvolvimento local. São também o quadro de referência para a elaboração dos PDM (planos municipais de ordenamento do território).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com