sábado, 23 de agosto de 2008

Aqui não se luta contra o Partido Comunista, nem contra partido nenhum, nem tampouco se defende o partido A, ou B, ou C. Só se combate a cobardia...



Os verdadeiros Prisioneiros de Guerra, e os Desaparecidos em Combate de facto, contra a sua vontade, merecem um respeito profundo. Este artigo parte dos termos MiA's & PoW's para os falsos prisineiros dos tachos e das subidas nas carreiras, por via do método clássico "calo-me, não me comprometo".

Com a devida vénia, republicamos o texto surgido em Fev ’07 no Blogue Alhos Vedros ao Poder, infelizmente sempre actual, cada vez mais, conforme se pode entender a partir de um debate recente, onde um assessor da direcção política da Câmara Municipal da Moita, e simultaneamente dirigente concelhio e distrital de Setúbal do Partido Comunista, mandou a um cidadão livre um recado em tom de ameaça velada.

Disse esse Assessor da Câmara da Moita: “Mas um conselho eu dou, e de borla, por ser para si, não se esqueça que é responsável pelo que faz, tal como eu.”

A seu tempo, cada um assumirá de facto as suas responsabilidades.

Para já, os dirigentes locais de 3ª linha do Partido Comunista na Moita engolem tudo, do pior que em política se pode engolir.

Sublinhe-se: aqui não se luta contra o Partido Comunista, nem contra partido nenhum, nem tampouco se defende o partido A, ou B, ou C. Só se combatem más práticas de governação, tragam elas o ramalhete de flores que trouxerem.

MiA's e PoW's

Este texto já se encontra para ser postado desde Domingo, mas foi sendo descurado. Curiosamente o "esclarecimento" presidencial torna-o mais actual do que então, pois o silêncio é como se continuasse quase por completo, pois muitos dos "desaparecidos" e "prisioneiros" assim continuam.

Missing in Action e Prisoners of war na Moita

Todas as guerras têm malfadadamente os seus mortos e feridos, as suas destruições.
O exemplo trágico mais gritante e actual pode ver-se em Casualties in Iraq.
Também na Moita nós desenvolvemos uma resistência, neste caso a favor da Lei e contra a escuridão que atravessa todo o Processo de Revisão do PDM e que transborda a jorros do Projecto de Novo PDM.
Não é uma guerra clássica, é apenas uma resistência e um exercício de cidadania.
Mortos e feridos não temos, nem desejamos ter, apesar de as ameaças de morte (com consequente participação às Autoridades e à PGR já recorrentemente garantida) choverem com intrigante cadência sobre alguns dos Cidadãos envolvidos nesta batalha de democracia.
'Et pour cause…", basta tentar compreender isto e isto.

Mas temos MiA's, termo famoso que significa em inglês Missing in Action. Sãos os Desaparecidos em Combate.
E também temos PoW's, termo igualmente famoso que significa em inglês Prisoner of War, e que na Moita sofre a adaptação para PoW ou Prisoners of the Wolf, ou na nossa língua 'Reféns do Lobo'.
E quem são os nossos MiA's e os PoW's concelhios?
São os Cidadãos com responsabilidades de Eleitos, de Dirigentes políticos locais, regionais e nacionais, são os 'opinion makers' tradicionais cá da terra e da região, são os Jornalistas e outros que, podendo e devendo pronunciar-se sobre os desmandos contra a 'res publica' e contra a democracia, contra a transparência e contra a Lei, contra a nossa terra e contra as gentes da Moita, podendo e devendo fazer, dizer e pronunciar-se sobre tudo isso, se mostram teimosa e estoicamente silenciados, verdadeiros desaparecidos em combate ou mesmo reféns do lobo.
MiA's e PoW's da Moita.
E sabemos quem são?
É evidente que sabemos.

São as Direcções Nacionais e locais silenciosas do Partido Comunista Português e do Partido Ecologista "Os Verdes", à pala de quem estes responsáveis por esta farsa e por esta tragédia em torno do PDM da Moita foram eleitos para a Câmara Municipal, e têm sido sempre defendidos, apoiados e promovidos (ver aqui). Na verdade, todos compreendem que estes fenómenos são transversais nas nossas sociedades, não são próprios do Partido A, nem impossíveis no Partido B ou C. Triste e lamentável é que Partidos, com um nome e um passado respeitados e dignos, deixem correr o marfim meses e anos a fio, por débil organização local e regional, falta de controlo das estruturas organizativas, insuficiente e falhada auscultação das bases e do pulsar das populações e, finalmente, por autismo político e desinteresse face às muitas centenas de alertas de aflição que os Cidadãos lhes endereçam, seja de fora, seja do interior dos próprios círculos de amigos desses Partidos.

São os Eleitos silenciosos para as estruturas de direcção partidária e sobretudo para os Órgãos da Administração Autárquica local que, não sendo co-responsáveis nesta enorme embrulhada onde não se sabe onde acabam os interesses públicos e começam os interesses privados, tudo cimentado com muito amanhanço pessoal, são apesar de tudo espectadores privilegiados que optam por se quedar mudos e quedos face a toda esta farsa e a esta tragédia, sem levantarem um dedinho mindinho contra, sem fazerem uma perguntinha inocente, sem darem um ai nem um dó de sua graça, coitados.

São os opinadores locais silenciosos ou diversionistas, nova geração de políticos à espera da transição e da evolução na continuidade, que não têm aparentemente espinha dorsal para duvidar, nem verticalidade para perguntar, nem arrojo para discordar. Actuam como o famoso e adorável cãozinho Nipper (adorável por ser um bichinho), do His Master's Voice. A tristeza maior é que estes 'opinion makers' politicamente castrados são gente, e como gente não têm baterias próprias, são MiA's e PoW's coitados, trabalham de empurrão, e veja-se lá quem os empurra.
São ainda os Técnicos e os Responsáveis de nível elevado na Câmara, os silenciosos, uns por conivência, outros por falta de arrojo e por falta de ousadia de viverem em 2007 a liberdade que o 25 de Abril de há já quase 33 anos a todos trouxe. Merecem mal as funções, as mordomias e os salários que auferem os profissionais que se deixam instrumentalizar para serem os braços compridos de 2 políticas no Concelho da Moita, a opressão e o rigor excessivos e sem apelo contra as gentes simples do campo e contra os Cidadãos em geral sem riqueza nempoder de 'lobby', e a permissiva promiscuidade de braço dado com os grandes do dinheiro e do 'lobbysmo' ilegal e ilegítimo. Como merecem mal os cargos e as funções e compensações que recebem, as pessoas de patamares elevados da Administração pública que aceitam ser instrumentalizados e cúmplices silenciosos de uma escuridão como breu no governo da 'res publica', quando silenciosos das falcatruas, embora delas não beneficiem directamente.
São finalmente… ai, infelizmente a lista ainda poderia continuar.
Mas o que mais importa, fica dito.

Na Moita, também temos os nossos MiA's e PoW's.
Sãos os Desaparecidos em Combate, Missing in Action
E são os nossos Prisoners of the Wolf, ou na nossa língua 'Reféns do Lobo'.


Leitor devidamente identificado

# posted by AV : 2/06/2007 1 comments

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com