sábado, 25 de agosto de 2007

"Em tempos ofereceram-me o livro O Velho e o Mar e fiquei muito emocionado". Nessa altura, "ainda não tinha barco, mas já tinha nome".


25 Ago '07 Açores - Cabo Verde - Brasil - Uruguai - Argentina (passagem do Cabo Horn) - Chile - Ilha de Páscoa - Polinésia Francesa - Samoa - Fiji - Austrália - Timor - Indonésia - Maurícias - Madagascar - África do Sul - Ilha Sta Helena - Açores



Genuíno Madruga vai, aos 56 anos, lançar-se ao mar.


Não como habitualmente faz para pescar, mas para empreender uma viagem de circum-navegação. Aquela que será a sua segunda viagem.


A primeira fê-la em 2000 e demorou 17 meses, para fazer cerca de três mil milhas. Foi o pretexto para ser homenageado, em 2002, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e pelas câmaras de vários concelhos açorianos e receber, a 10 de Junho de 2003, o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique do Presidente Jorge Sampaio.


Genuíno Madruga, açoriano do Pico mas a residir no Faial, acredita que a comenda foi o reconhecimento de todo o seu trabalho e passado.


O desejo de conhecer o mundo e outras gentes foi aumentando num pescador que cresceu a ver estrangeiros, a quem chamava aventureiros, a atracar no porto da Horta, contando as aventuras e desventuras.


Mal aprendeu na escola algumas palavras em francês e inglês foi satisfazendo a sua curiosidade sobre povos não confinados a ilhas.


Aos 12 anos, conta, "construí o meu primeiro barco, de madeira, fiz tudo sozinho".


E cedo surgiu a ideia de fazer a circum-navegação, mas "não havia dinheiro".


Foi poupando ao longo de décadas, sempre que possível.


Nos anos 60, lembra, "a vida não era fácil".


Mas "mantive sempre essa ideia".


Até que em 1999 conseguiu comprar um veleiro com 11,1 m.


Chamou-lhe Hemingway.


"Em tempos ofereceram-me o livro O Velho e o Mar e fiquei muito emocionado".


Nessa altura, "ainda não tinha barco, mas já tinha nome".


Foi com o Hemingway que partiu em 2000 para a primeira volta ao mundo.


É com ela que parte dia 25 para a segunda circum-navegação.


Só.


Sai do Pico, para percorrer desta vez 40 mil milhas, prevendo regressar ao ponto de partida em Maio/Junho de 2009.


Os filhos, de 35 e 31 anos, apoiam-no na aventura que o levará a mais do que os 42 portos em que atracou da primeira vez.


Pelo caminho revisita amigos e conhecidos.


Talvez vá até Timor.


"Sozinho é preciso cuidado." - A. M.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com