sábado, 25 de agosto de 2007

Depois seguirá para Sul, passando o continente americano através do mítico Cabo Horn. Rumo à Polinésia Francesa, Fiji, Samoa, Ilhas Salomão, depois...



A laranja está a nova rota prevista a contrastar com a primeira viagem, assinalado a branco

A nova viagem

Desta feita, Genuíno partirá das Lajes do Pico, em 25 de Agosto de 2007 rumo a Cabo Verde, seguindo-se a travessia do Atlântico em direcção ao Brasil. No país irmão ficará durante um ano, saltando de porto em porto, realizando conferências e outras actividades.
Depois seguirá para Sul, passando o continente americano através do mítico Cabo Horn. Rumo à Polinésia Francesa, Fiji, Samoa, Ilhas Salomão, às Marquesas, depois à Austrália, Maurícias, Reunião, Madagáscar, Cabo da Boa Esperança (África do Sul) revisitando assim diversos marcos da história de Portugal. A seguir fará uma visita à Ilha de Santa Helena, onde morreu Napoleão, antes do regresso à Ilha do Pico em dia de Espírito Santo de 2009.

Genuíno Madruga parte este sábado para mais uma volta ao Mundo

versão para impressão
24-ago-2007
Por: Rolando Marques (cnhorta.org)
genuino_800 O velejador picoense Genuíno Madruga parte sábado do porto das Lajes do Pico para a segunda viagem de circum-navegação em solitário à volta do mundo. Na bagagem, o pescador natural da ilha montanha leva mantimentos e alimentos para passar cinco a seis meses sem ir a terra, mas também 200 kg de livros sobre os Açores para distribuir pelos locais onde vai passar.

Numa viagem de saudade, que se destina a fazer contactos com pessoas que conheceu na primeira aventura, Genuíno Madruga assume também um espírito de missão e de ajuda para com os mais necessitados.

O velejador, o primeiro açoriano a completar uma viagem de circum-navegação à volta do Mundo, recolheu roupas de criança para distribuir pelos miúdos de Cabo-Verde, onde irá efectuar a sua primeira escala.

O local da partida para esta segunda aventura, coincide com a regata de botes baleeiros integrada nos maiores festejos do concelho das Lajes do Pico: a Semana dos Baleeiros.

A travessia do Cabo Horn, no extremo sul da América Latina constitui, aliás, o principal desafio desta aventura, uma vez que se trata de uma zona de correntes e ventos fortes, de grande instabilidade, que poderá ser agravada pela presença de icebergs.

Como se isso não bastasse, Genuíno Madruga propõe-se fazer o trajecto no sentido contrário ao que é habitualmente feito pelos poucos velejadores que ousam passar pelo local, ou seja, contra as correntes e os ventos predominantes.

Tal como aconteceu na primeira viagem à volta do mundo, realizada há 5 anos, Genuíno Madruga irá utilizar uma embarcação de 11 metros de comprimento, baptizada de «Hemingway».

Um iate que adquiriu propositadamente para a realização da primeira volta ao mundo, embora reconheça agora que não é a embarcação ideal para este tipo de viagens.

Após a partida dos Açores, Genuíno Madruga irá passar por Cabo Verde, Brasil, Uruguai e Argentina, seguindo-se a difícil travessia do Cabo Horn.

Depois da passagem pelo Chile, o velejador tenciona visitar a ilha de Páscoa, a Polinésia Francesa, Samoa, Fiji, Austrália, Timor, Indonésia, Maurícias, Madagáscar, África do Sul e Ilha de Santa Helena, prevendo regressar aos Açores em Maio de 2009, por altura dos festejos em honra do Espírito Santo.

Na primeira volta ao Mundo, efectuada entre Outubro de 2000 e Maio de 2002, Genuíno percorreu cerca de 30 mil milhas náuticas, naquela que foi a concretização de um velho sonho que acalentava desde criança.

Um feito que o tornou conhecido em todo o mundo, através da Comunicação Social, e que originou uma série de homenagens por parte de muitas instituições públicas nacionais, regionais e locais.

Em Junho de 2003, o velejador foi agraciado pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

A Assembleia Legislativa dos Açores e várias Câmaras Municipais da Região, incluindo as do Faial e do Pico, homenagearam também Genuíno Madruga, pela sua bravura enquanto homem do mar.

Esta segunda viagem à volta do mundo, poderá ser acompanhada regularmente através do link no lado esquerdo, www.genuinomadruga.com, ainda pelos radioamadores e de um programa semanal de rádio a transmitir pela estação local.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com