domingo, 5 de agosto de 2007

Da eficácia do medo na protecção ambiental, face a populações de veados, e do seu fiasco em ambientes autoritários, face a Mulheres e Homens livres

















Clique aqui para ouvir o uivo do lobo


E aqui oiça o chamamento de um veado jovem


O Blogue Ambio publicou sob o título Ecologia do Medo notícia de um interessante estudo sobre a interacção entre predadores e presas, no caso lobos e veados, e sobre os seus efeitos positivos em termos de regeneração e protecção ambiental.

Para o fazer, o Blogue Ambio reporta-se a um artigo publicado na revista Science (27 Julho 2007: Vol. 317. no. 5837, pp. 438 - 439) que demonstra a importância dos predadores de topo na regeneração de choupos (Populus tremuloides) no Parque Nacional Yellowstone (USA).

Vale a pena ler.

Este interessante tema suscita-nos entretanto uma reflexão paralela:

“Da eficácia do medo na protecção ambiental, face a populações de veados, e do fiasco do mesmo medo em ambientes autoritários, face a Mulheres e Homens livres”

Ora, o tema tem tudo a ver com a Moita hoje.

Também aqui se pretende aplicar o método da intimidação e uma estratégia de pressão autoritária e de medo contra as vozes discordantes, contra aqueles que ousam dizer aqui e gora que o rei vai nu.

Sucesso semelhante?

Tê-lo-ia essa estratégia seguramente, se entre nós os Munícipes fossem “populações de veados”, como em Yellowstone.

Como porém há muitas Mulheres e Homens livres entre nós, a eficácia de lobos contra veados aqui parece não funcionar, por reagirem os Cidadãos diferente dos veados.

Enfim, semelhanças e diferenças interessantes, a merecerem uma boa de uma reflexão.


Ver sobre lobos, veados e choupos:

WOLVES INFLUENCE ELK MOVEMENTS: BEHAVIOR SHAPES A TROPHIC CASCADE IN YELLOWSTONE NATIONAL PARK

Ver sobre autoritarismo e Mulheres e Homens livres:

Autoritarismo do Presidente da Câmara de 29 Agosto ’05 em que se negou a falar com o povo, de 23 Outubro ’06 onde fugiu de uma Sessão pública por si convocada, e de 9 Julho ’07 quando cortou ilegalmente a voz aos Munícipes.

e Passa quase 400 hectares de Solo Rural em REN e em RAN para novo Solo Urbano sem REN e sem RAN, com novas zonas urbanizáveis para mais e mais Fogos


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com