Clique aqui para ouvir o uivo do lobo
E aqui oiça o chamamento de um veado jovem
O Blogue Ambio publicou sob o título Ecologia do Medo notícia de um interessante estudo sobre a interacção entre predadores e presas, no caso lobos e veados, e sobre os seus efeitos positivos em termos de regeneração e protecção ambiental.
Para o fazer, o Blogue Ambio reporta-se a um artigo publicado na revista Science (27 Julho 2007: Vol. 317. no. 5837, pp. 438 - 439) que demonstra a importância dos predadores de topo na regeneração de choupos (Populus tremuloides) no Parque Nacional Yellowstone (USA).
Vale a pena ler.
Este interessante tema suscita-nos entretanto uma reflexão paralela:
“Da eficácia do medo na protecção ambiental, face a populações de veados, e do fiasco do mesmo medo em ambientes autoritários, face a Mulheres e Homens livres”
Ora, o tema tem tudo a ver com a Moita hoje.
Também aqui se pretende aplicar o método da intimidação e uma estratégia de pressão autoritária e de medo contra as vozes discordantes, contra aqueles que ousam dizer aqui e gora que o rei vai nu.
Sucesso semelhante?
Tê-lo-ia essa estratégia seguramente, se entre nós os Munícipes fossem “populações de veados”, como em Yellowstone.
Como porém há muitas Mulheres e Homens livres entre nós, a eficácia de lobos contra veados aqui parece não funcionar, por reagirem os Cidadãos diferente dos veados.
Enfim, semelhanças e diferenças interessantes, a merecerem uma boa de uma reflexão.
Ver sobre lobos, veados e choupos:
Sem comentários:
Enviar um comentário