segunda-feira, 23 de julho de 2007

Porque fugiu de cena o Presidente João Lobo e os seus homens e valetes da direcção política da Câmara, nos Brejos, a 23 Out '06?







Vox Populi, Vox Dei

Chegou-nos um mail descrevendo parte um episódio da reunião do Presidente da CMM com os moradores dos Brejos da Moita, relacionando-o com a reunião de ontem na CMM, em especial a intervenção de um munícipe e de um dos vereadores da oposição, texto que passo a transcrever:

«Na Reunião da Câmara Municipal com a População do Sul do Concelho, realizada aem 23 de Outubro de 2005, no Centro Convívio dos Brejos da Moita, uma revelação bombástica antecedeu imediatamente a saída abrupta do Presidente Presidente da Câmara João Lobo, do Vice-Presidente Rui Garcia, e da Corte da CM Moita que haviam trazido consigo.
Revelou em voz alta um munícipe:
O falecido Senhor António João da Torre era o dono dos 2,9 hectares no Penteado, que agora consubstanciam a Desanexação REN nº 18. Há poucos anos, cansado de tentar vender o seu terreno para um qualquer Interessado Comprador fazer uma Moradia (não tinha licença camarária nem para fazer uma casota de cão), o falecido entrou em desespero e vendeu a propriedade ao Vizinho, ilustre Advogado e Consultor Jurídico avençado ao mais alto nível junto da Presidência da Câmara da Moita. Corriam os anos da preparação do Projecto de Revisão do PDM da Moita.
O terreno em boa hora comprado por 19 mil contos pelo feliz Vizinho, terreno que não dava para nada, vai agora passar a Solo Urbano Habitacional Proposto, enfim, bom para umas dezenas de Moradias boas. Na Sessão de Câmara de 25 de Outubro de 2006, o Vereador Luis Nascimento (PSD) questionou vivamente este caso.
Confrontado com as perguntas do Vereador, o Presidente da Câmara João Lobo respondeu: "Não posso impedir as pessoas de investir. Olhe, eu não comprei, por isso, não tenho nada a ver com isso".»

Sendo verdade o que aqui é exposto, para além da falta de ética de toda a situação por parte do casuídico envolvido, é lamentável, para não dizer pior, a forma como o Presidente da CMM se procura demarcar de tudo o que se passa d emenos agradável, alegando apenas que não foi ele que efectuou a compra e, portanto, nada tem a dizer sobre o assunto.
De quem representa o poder político ao mais alto nível no concelho esperar-se-ia mais, pelo menos em defesa da transparência de processos.

AV1
# posted by AV : 10/26/2006 0 comments

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com