sexta-feira, 3 de agosto de 2007

O pomo directo da discórdia




Política : Leia aqui o Comunicado em www.orio.pt que fez tanto furor junto do PCP local/ Moita

Compare com o comunicado original.

Moradores da Várzea da Moita reuniram com o Partido Comunista Português (versão resumida) em 2007/7/31 16:10:00 (34 leituras)

Uma delegação de 5 Cidadãs e Cidadãos da Várzea da Moita reuniu com uma delegação da Comissão Concelhia da Moita do PCP, no dia 5 de Julho' 07, na Sede do Partido Comunista. Por parte do PCP, participaram Victor Lúcio, responsável da Concelhia, e outros dois membros do Secretariado da Comissão Concelhia do PCP.

Uma nota informativa que os moradores da Várzea da Moita fizeram chegar à redacção do O RIO dá conta que:

“O encontro teve lugar a pedido e por reiterada insistência do Movimento Cívico Várzea da Moita, permitindo às duas delegações explicarem uma à outra as respectivas posições sobre alguns assuntos dos mais candentes no município da Moita, hoje.

Na ocasião, aqueles Cidadãos apresentaram ao PCP uma profusão de argumentos e exemplos vivos do que se tem passado em torno da revisão do PDM da Moita, e pediram frontalmente ao PCP que retire o apoio político do PCP à direcção política da Câmara, bem como aos "yesmen" de 2ª e 3ª linha que com ela vivem a abanar a cabeça.

A delegação de Cidadãos acusou a direcção política da Câmara da Moita de seguir uma política de classe, de ser arrogante e forte contra os fracos, e de ser agachada e submissa debaixo dos fortes. Tudo isso infelizmente às avessas da tradição de décadas de vida e luta do PCP, que tradicionalmente defende os deserdados, os trabalhadores, os pequenos agricultores e todos aqueles que isoladamente não conseguem fazer ouvir a sua voz na sociedade.

Por seu turno, os Dirigentes da Concelhia do PCP perguntaram o que pensam os Cidadãos do Movimento Várzea da Moita sobre o destino a dar ao Projecto de PDM da lavra da direcção política da Câmara.

Foi-lhes respondido que este Projecto de PDM deve morrer politicamente, e dar lugar a um outro, que surgirá a partir do zero. E explicaram: A direcção política da Câmara fez um Projecto e o seu contrário, e o resultado é "match nul". Começou a assassinar politicamente o seu Projecto quando cerca de 1998/2000 iniciou a prática da sua desvirtuação completa por via dos Protocolos com os grandes investidores. O resultado está aí, um Projecto de novo PDM contra a lei e contra os munícipes, onde sobressaem características como as seguintes: um montão de ilegalidades; de escuridão; de mau governo; e pior planeamento local.

Disseram ainda o seguinte, os Dirigentes da Concelhia do PCP:
Seguramente que os Cidadãos que se opõem ao PDM se movimentarão por interesses; No final, o Povo dirá em Eleições quem tem razão; Até prova em contrário, somos todos sérios; O PDM tem sido revisto dentro da Lei; Os Protocolos entre a Câmara e certos investidores são uma coisa muito boa; A sua aprovação final não depende da Câmara, mas sim do Governo; O PCP não crê que eventuais ilegalidades possam passar.

Sobre o pedido de retirada de confiança política à direcção política da Câmara, presidida por João Lobo, o PCP não aceita essa hipótese e sublinha que em sua casa manda ele.

Os Dirigentes da Concelhia do PCP sublinharam que não aceitam nem deverá ser na praça pública que os Cidadãos deverão fazer as suas denúncias.

No final, ficou claro que as posições dos Cidadãos e do PCP na Moita apresentam actualmente graves contradições antagónicas, nas matérias fundamentais de apreciação: do Processo de Revisão e do Projecto de novo PDM, bem como do bom governo local, do respeito pela lei e pela ética democrática, do exercício da transparência e da isenção na administração do interesse público, da defesa dos interesses da maioria da população, ou do contrário disso tudo.

A Reunião terminou como começara, em ambiente de respeito e civismo exemplares”.

Fonte: Movimento Cívico Várzea da Moita

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com