quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Homens verdadeiramente grandes aqui e em qualquer lugar: Em memória de João Correia da Cruz


Terça-feira, Julho 31, 2007
Em memória de João Correia da Cruz

Faleceu no passado domingo, dia 22 de Julho, com a idade de 76 anos, o alhosvedrense, JOÃO PEREIRA DA CRUZ.

Natural de Boliqueime, Loulé, fixou-se em Alhos Vedros em 1943. Aos 12 anos já era sócio da VELHINHA.

Em 1950, como secretário da Direcção, inicia uma longa carreira ao serviço do Associativismo, da Cultura, do Desporto e da sua grande paixão, Alhos Vedros.

Durante largos anos, pertenceu também à Comissão de Festas de Alhos Vedros (de 1958 a 1969), aoo CRI, ao conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal e à Associação de Ginástica de Setúbal.

Mas foi ao serviço da SFRUA “A VELHINHA” que mais tempo dedicou a esta terra.

Aqui exerceu diversos cargos. Ao longo de mais de 60 anos, foi secretário, tesoureiro, presidente do conselho fiscal, e presidente da Direcção.

- Pertenceu à comissão de obras do Pavilhão gimnodesportivo de 1969 a 1973, tendo inclusivé sido chamado em 1980 a dirigir a comissão de fundos destinada a saldar a dívida contraída para pagamento das respectivas obras;

- É inaugurado o Pavilhão Gimnodesportivo num dos seus mandatos como Presidente da Direcção;

- Em 1974, num dos seus mandatos é iniciada a secção de Ginástica;

- Foi num dos seus mandatos como Presidente da Direcção, que se iniciou o Carnaval de Alhos Vedros;

- Foi também um dos fundadores de um rancho folclórico e de um grupo de teatro, ambos sob a orientação de Joaquim Afonso Madeira.

Contudo, a tarefa que mais o orgulhou foi a conclusão das obras da ampliação da sede social, onde, em 1993 recebeu as visitas do Primeiro Ministro Dr. Aníbal Cavaco Silva e do Presidente da República, Dr. Mário Soares, que condecorou a “VELHINHA” com a Ordem de Mérito.

Pena que a placa de mármore que lembrava o acontecimento solene, tenha sido retirada das paredes da Sede.

Ao longo de muitos anos, tive o privilégio de com ele trabalhar na SFRUA.Exercia uma autoridade moral, dando a todos uma grande margem de liberdade e iniciativa individual. Bom mestre.

Inclusivé sucedi-lhe no cargo de Presidente da Direcção.

Em Julho de 2003 a Assembleia Geral da SFRUA dedicou-lhe a sua sessão solene de aniversário.

Desde esta data, perante as minhas insistências em sessões de Câmara, de que o Município deve promover o seu reconhecimento público, obtive sempre a resposta de “não ser oportuno”.

Ainda este ano, em 11 de Julho, tal aconteceu.

Que pena.

Homenagear e reconhecer o mérito daqueles que durante anos e anos, voluntariamente, ofereceram o seu trabalho em favor dos outros é e será sempre oportuno.

É da mais elementar justiça.

Os meus sentidos pesâmes à esposa, filha, genro e neto.


Vitor Cabral

Vereador do Partido Socialista
posted by VC at 7:19 PM

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com