quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Diário do Barreiro escreve: Da Assembleia Municipal resultou apenas uma proposta





Quadro do Pintor naif Barreirense, Belmiro Ferreira, já falecido, representando a zona para onde se propõe o Mercado
Quarta-feira, 1 de Agosto de 2007

Como todos os Barreirenses, fui, recentemente, surpreendido com a notícia de que, nos finais de Agosto próximo, o chamado Mercado da Verderena – que antes tinha sido de Santa Maria – iria acabar.
Não tenho por hábito ir a esse Mercado – apenas porque não me “dá jeito” - nem tenho ninguém de família que lá venda ou que viva de proveitos que advenham da continuação do seu funcionamento.
Não consegui, todavia, ficar insensível ao drama dos que lá trabalham e à falta que fará a quem tem por hábito ir lá abastecer-se ou, simplesmente, passear para ver as novidades, a um preço mais “em conta”.
É minha convicção que ninguém gosta, verdadeiramente, das condições em que aquele mercado tem vindo a funcionar. Muito pó, bastante desorganização, um ambiente muitas vezes conflitual, num quadro típico de algumas feiras rurais que se fazem por esse País fora, ou de alguns mercados urbanos em países com fracos padrões de desenvolvimento.
Tenho para mim, que também não constitui qualquer solução mudar, apenas, o Mercado actual para outro “vazio urbano” que, mais dia, menos dia, virá a ser reclamado pelos seus proprietários para um fim mais lucrativo.
E se a Autarquia tivesse um terreno com as características necessárias a um Mercado como aquele que tem vindo a funcionar – e parece que não tem – sempre viria o momento em que, para tal terreno, se iria perspectivar uma utilização diferente e socialmente mais útil ou mais lucrativa. Especialmente situando-se dentro da malha urbana…
Seria, apenas, adiar um problema!
Por tudo isso, comecei a pensar, com os “meus botões”, em exemplos de outras paragens, de mercados urbanos de sucesso, que constituem, por si só, factor de vitalidade das cidades e motivo de atracção turística…
Lembrei-me de vários que conheço pessoalmente e fiz alguma pesquisa sobre outros. Como nasceram, como se afirmaram, quais os caminhos que seguiram para que hoje se fale deles em todo o mundo.
Comecei a pensar se não seria possível tentar um modelo semelhante, no Barreiro. e cheguei à conclusão que sim, que é possível.
Mais ainda, que é desejável.Vislumbrei, nesta dificuldade, uma "janela de oportunidade" para o início da recuperação do Barreiro Velho.
Desenvolvi, a expensas minhas e como iniciativa individual de cidadania todo um projecto que concretizei num documento que está aqui, alojado no magnífico site http://www.artbarreiro.com/, onde muito se ama o Barreiro e desta terra se dá notícias para todo o mundo.
Depois, com a ajuda de alguns amigos, preparei uma apresentação que mostrei - deficientemente, por má gestão dos 4m e 7s que tinha disponíveis - numa sessão da Assembleia Municipal, realizada ontem, dia 31 de Julho, convocada especialmente para discutir o problema.
Fiz 25 dossiers que distribuí pelos líderes parlamentares, Presidentes de Junta de Freguesia, Presidente da Câmara e Vereadores, Orgãos de comunicação social e representantes dos feirantes.
A todos estes e a muitas pessoas que me pediram dei, também, um CD, dos 90 que acabei de gravar pouco tempo antes da Assembleia.

Nesse CD estão a proposta que apresentei, a apresentação que ficou a meio, um filme sobre o Mercado da Verderena, remontado para este efeito, pelo meu amigo Luís Luz, do ArtBarreiro.com, que poderá ver aqui e umas músicas, de um ilustre Barreirense, Tó Pinheiro da Silva - uma delas o "Lá fora a cidade" dos Perspectiva - que me pareceu virem a propósito.
A partir de agora a ideia está lançada e poderá seguir o seu caminho.
Este Blog é, apenas, mais uma maneira de apresentar a proposta, provocar a discussão e encontrar soluções.
Espero, por isso, a participação de todos numa questão que é de muitos.
Se quiserem, a ideia aqui está e podem considerá-la como vossa!Naturalmente pode ser melhorada e aperfeiçoada!
Façam-no!
Eu não pretendo quaisquer direitos pela sua autoria.
E permitiu-me imaginar que, num futuro não muito distante, quando alguém, em qualquer parte do mundo, “teclar” no Google a expressão “Marquês de Pombal”, a primeira referência que lhe apareça seja “Marquês de Pombal Street Market, Barreiro, Portugal".
Será pedir muito?
António Cabós Gonçalves
Cidadão do Barreiro

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com