sexta-feira, 18 de maio de 2007

Politica dos Solos em discussão na Moita






Politica dos Solos em discussão na Moita
2007/05/18

O Movimento da Várzea da Moita vai organizar um debate sobre a política de solos hoje e amanhã, contando com a presença dos candidatos a Lisboa Fernando Negrão e Helena Roseta e o líder do Bloco de Esquerda.

Francisco Louçã, líder do BE, Paulo Morais, antigo vice- presidente da Câmara do Porto, Fernando Negrão ou Helena Roseta, ambos candidatos à Câmara de Lisboa, são alguns dos nomes que já garantiram a sua presença no salão da Sociedade Estrela Moitense, na Moita.

...Um dos responsáveis pela organização, disse numa entrevista à Rádio Pal que a conferência "Política de Solos, Mais Valias Urbanísticas e Ordenamento do Território" tem como principal objectivo abordar questões importantes sobre o "ordenamento do país".
"Esta conferência não pretende esgotar o assunto, porque terá um dia seguinte. Queremos dar um contributo profundo para análises, onde a Moita será apenas uma caso de estudo", disse aquele Membro da Organização ... na terça-feira, na Rádio Pal.


O Movimento da Várzea do Moita nasceu para contestar a revisão do Plano Director Municipal (PDM) que está a ser elaborado pela autarquia desde 1996 e que em 2005 foi sujeita a discussão pública.
O PDM prevê a passagem de 922 hectares de Reserva Agricola para Reserva Ecológica Natural (REN). O aumento de REN deve-se à retirada desta de outras áreas do concelho, onde o solo passou de rural para urbano.


Sérgio Bernardo

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com