sábado, 19 de maio de 2007

Dionísio José Barata, Proprietário Agrícola e Presidente da Comissão de Moradores do Rego d'Água, em Alhos Vedros, Moita, abre a Conferência





















Texto da Intervenção de Abertura e Boas-vindas, proferido por Dioníso Barata, em nome da Organização da Conferência da Moita e do Movimento Cívico Várzea da Moita:

Boa Noite, Minhas Senhoras e meus Senhores!

A todos vós eu quero agradecer o facto de terem aceite o nosso amistoso convite, o nosso desafio de Cidadãos para todos juntos debatermos a partir desta Conferência a Política dos Solos, que tão arredada anda há décadas dos reais interesses do nosso País.

Para nos debruçarmos sobre a matéria tão sensível da apropriação das mais-valias urbanísticas, assunto tantas vezes embrulhado numa confusão indecente entre interesses públicos e privados, com muito amanhanço pessoal à mistura.

E para reflectirmos sobre o mais adequado ordenamento do território que ajude a salvaguardar a nossa terra, em equilíbrio razoável homem/natureza, para que a possamos passar nas melhores condições às gerações dos nossos filhos e neto que aí vêm.

A nossa Conferencia surgiu de um desafio lançado pelo Dr. Miguel Sousa Tavares, no início de Março passado, que prontamente nós aqui na Várzea da Moita e nas terras do Sul do nosso Concelho aceitámos e tomámos como nosso.

Disse ele o que todos nós sabemos: o rei vai nu e o país em matéria de política de solos está a saque.

De lá para cá, o mérito não é nosso. O mérito cabe por inteiro aos Investigadores e Professores Universitários que com sentido cívico elevado prontamente nos disseram que com eles poderíamos contar para esta causa cidadã.

O mérito não é nosso. Ele cabe por inteiro aos eleitos e responsáveis dos diferentes Partidos Po0líticos que compreenderam quão transversal à Sociedade é a maleita e pode ser a cura destes graves problemas.

O mérito não é nosso. Ele cabe igualmente por inteiro às Entidades e Personalidades de grande prestígio e reconhecido mérito, às maiores Associações Ambientalistas do nosso País, à mulher e ao homem simples da nossa terra que de imediato compreenderam, se solidarizaram e aceitaram emprestar o seu saber e o seu nome para o sucesso desta nossa Conferência.

Perdoem-me por não citar nomes, que temos aliás ampla e reiteradamente divulgado, pois seria felizmente muito longa e rica a nossa listagem, e sempre correria o risco involuntário de ser injusto e esquecer quem não deveria.

Perguntar-me-ão: Estamos cá todos?

Infelizmente não, mas estão todos os que desejaram vir, sendo verdade que a todos educada e amistosamente convidámos, sem preconceitos nem marginalização alguma.

Chegados a este ponto, é meu dever esclarecer, em nome do Movimento Cívico de Moradores e Proprietários da Várzea da Moita e do grupo alargado e aberto de Cidadãos que organizam este Conferência, o facto seguinte:

A nossa iniciativa não serve ninguém em particular, nem contra ninguém em concreto é direccionada.

É importante dizê-lo, pois estamos hoje a receber-vos com tanto gosto numa terra de gente boa, o Município da Moita, onde vivemos e trabalhamos.

É verdade que a nossa terra não é um paraíso, onde idilicamente tudo seria trabalho bem feito, honestidade exemplar e competência sem limites.

Isso é impensável, sabendo nós o que se passa na nossa terra.

Mas tal não me impede de dizer que tampouco a nossa Conferência da Moita sobre a Política dos Solos é virada contra as Autoridades Locais.

Não.

Ela só é destinada a pôr a nu as más práticas de governação, lá onde elas existirem, aqui e em qualquer lugar, e a debater e a recomendar melhores soluções e mais justas políticas que sirvam de facto Portugal e os Portugueses.

Minhas Senhoras, e meus Senhores:

Se para apontar o dedo frontalmente ao que está mal, se para recomendar outras políticas e outras práticas de governação que sirvam de facto os interesses de Portugal e dos Portugueses, vos for preciso dizer algumas ou muitas mesmo verdades inconvenientes, façam favor.

É que não basta aos Cidadãos poder viver em democracia.

É preciso que a possamos exercer, a cada dia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com