segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Segundo disse à Lusa fonte da Presidência da República, o PR visita a zona industrial de Vimioso c/ terrenos a 1 cêntimo o m2 e todas as regalias










José Baptista Rodrigues , Presidente, PSD

Notícia da RTP1 e LUSA:

O presidente da Câmara de Vimioso disse estar disposto a recorrer a todo o tipo de incentivos para atrair gente e investimento ao seu concelho, um dos mais pequenos e isolados do Nordeste Transmontano.

Cavaco Silva mostra no interior exemplos de desenvolvimento pela inclusão

José Rodrigues foi dos primeiros autarcas do país a oferecer 500 euros a cada bebé que nascesse em Vimioso, disponibilizou depois terrenos na zona industrial a um cêntimo o metro quadrado e prepara-se agora para ceder, a preços simbólicos, lotes de terrenos para construção de habitação a quem for trabalhar para o concelho.

O esforço do autarca em inverter a tendência de desertificação e abandono "ainda não deu os resultados desejados", como o próprio admitiu à Lusa, mas vai ser apontado como exemplo pelo Presidente da República, Cavaco Silva, num périplo pelo distrito de Bragança, sexta e sábado, sobre a temática "Desenvolvimento pela inclusão".

Segundo disse à Lusa fonte da Presidência da República, Cavaco Silva visita sábado a zona industrial de Vimioso, onde os empresários têm à disposição terrenos a um cêntimo o metro quadrado e todas as regalias possíveis.

Dos sessenta espaços disponíveis só ainda estão preenchidos "seis ou sete", segundo José Rodrigues, embora "a Câmara tenha já recebido várias propostas de intenção de empresários de diversos pontos do país".

"Eles chegam aqui e até ficam entusiasmados, mas depois quando regressam às suas terras começam a pensar em como é difícil chegar de Vimioso às principais ligações e esmorecem", disse o autarca.

As acessibilidades são a principal carência de toda a região, mas José Rodrigues acredita que "muitas das intenções manifestadas pelos empresários vão concretizar-se".

José Rodrigues está disposto a aceitar todos os ramos de actividade, desde uma destilaria de perfumes a pré-fabricados ou até uma discoteca.

Se estas empresas se instalarem em Vimioso, o autarca pensa já em oferecer lotes de terrenos, também a preços simbólicos, para a construção de habitação para aqueles que vierem a ocupar os respectivos postos de trabalho.

O "sonho" deste autarca é terminar o mandato com a zona industrial preenchida e com um aumento do número de habitantes, actualmente cinco mil.

Antes da partida para Vimioso, o Presidente da República vai visitar, em Bragança, a fábrica de componentes para automóveis do grupo francês Faurecia, que emprega cerca de seis dezenas de pessoas e exporta para construtores de automóveis, sobretudo em Espanha.

Nesta visita para mostrar ao país o que alguns concelhos do interior estão a fazer pelo desenvolvimento e inclusão, Cavaco Silva, passa sexta-feira por uma instituição de solidariedade social de Macedo de Cavaleiros, a CERCIMAC, criada há menos de um ano para a ocupação, reabilitação e integração de pessoas com deficiência.

O projecto promovido pela Câmara Municipal e a Santa Casa de Misericórdia locais tem 16 utentes em diversas actividades e ganhou, no início de Novembro, uma nova valência com a criação de uma empresa de inserção social, a CERCIVERDE.

Esta empresa criou sete postos de trabalho para pessoas com deficiência e desempregados de longa duração, que prestam serviços a entidades públicas e particulares na área da jardinagem.

No primeiro dia de visita, sexta-feira, o presidente da República almoça com os 12 autarcas do distrito de Bragança para ouvir os projectos e objectivos de cada um na área do desenvolvimento pela inclusão.

Depois de dois dias no Nordeste Transmontano, Cavaco Silva termina o fim-de-semana no distrito de Coimbra com a inauguração, domingo, do novo Hospital de Arganil e da ponte Pedro e Inês e com uma visita às obras do POLIS da cidade.

Agência LUSA

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com