terça-feira, 14 de agosto de 2007

Larissa Arap alertou para a tortura, incluindo electrochoques, a que estão sujeitas as crianças em hospitais psiquátricos. Logo, foi lá parar.

Rússia: Jornalista internada à força num hospital psiquiátrico

escreve www.esquerda.net

31-Jul-2007
Vladimir PutinUma Jornalista russa de 48 anos que participou no movimento de oposição encabeçado pelo antigo campeão munidial de xadrez Gary Kasparov foi internada compulsivamente num hospital psiquiátrico, denuncia a organização "Repórteres Sem Fronteiras". Em Junho deste ano, Larissa Arap escreveu um artigo em que denunciava os abusos e a tortura a que estão sujeitas as crianças em hospitais psiquiátricos na Rússia, incluindo electrochoques. Este artigo não terá agradado as autoridades russas e a jornalista foi detida no dia 6 de Julho, tendo sido denunciada à polícia por um médico quando tentava obter uma autorização para tirar a carta de condução.

Larissa Arap escreveu no dia 8 de Junho um artigo, baseado em testemunhos de pais e crianças, revelando os tratamentos similares à tortura, incluindo electrochoques, a que estão sujeitas as ciranças internadas em hospitais psiquiátricos. No passado dia 6 de Julho, quando se dirigiu a uma clínica para fazer um exame que a habilitasse a tirar a carta de condução, foi denunciada por um médico que a terá reconhecido e chamado a polícia. Ironicamente, a polícia decidiu-se pelo seu internamento compulsivo num hosptial psiquiátrico.

A Jornalista faz parte do movimento de oposição encabeçado por Gary Kasparov e que tem sido alvo da repressão das autoridades russas que constantemente têm proibido ou dificultado a realização de manifestações e protestos. Com a liderança de Vladimir Putin, têm sido frequentes os episódios de perseguição a opositores e também a jornalistas, como já tinha sido o caso de Anna Politkovskaia, jornalista assassinada em Outubro do ano passado quando preparava um artigo comprometedor sobre a Tchetchénia.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com