quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Lá como cá, cresce o betão e mutila-se o ambiente, corre-se com ele a pontapé. Vouzela e Moita, a mesma espécie de desenvolvimento.


Segunda-feira, Agosto 06, 2007

Os números não enganam...

no Blogue Pastel de Vouzela, Vouzela

Já houve um responsável destes sítios que afirmou ter números que provavam estar a haver um crescimento da população. A ideia do senhor, era justificar a justeza da política do betão, fazendo uma relação directa entre tijolo posto e habitante entrado. Pois os números, os genuínos, aí estão. São do Instituto Nacional de Estatística e actualizam os do último censos (2001). Nem crescimento, nem sequer manutenção: embora com diferenças, a região continua a perder gente. No que diz respeito a Vouzela, é o concelho com menor número de habitantes entre os 0 e os 14 anos e aquele que apresenta valores mais altos nos índices de envelhecimento. Por isso, continuem a meter-lhe cimento em cima porque, está visto, esse é o caminho. Já agora, desenhem-lhe (no cimento) uma cruz e afixem-lhe uma lápide: “Aqui jaz uma terra que tinha tudo para dar certo, mas não houve engenho para tocar tão fino instrumento”. O Pastel de Vouzela disponibiliza, aqui, um resumo para reflectir.
0 comentários

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com