terça-feira, 10 de julho de 2007

Pedimos desculpa ao Dr. Alberto João Jardim por o fazermos ombrear com o chefe da direcção política da Câmara da Moita, João Lobo (PCP)












O Engº José de Brito Apolónia, Director do Jornal O Rio (Edição Quinzenal em papel, e Edição On-line em www.orio.pt), escreve em Comentário:

Política :

Comentário: Sem olhar a meios
em 2007/7/10 0:30:00

Neste espaço sempre tenho defendido a democracia participativa nas autarquias locais. Acho que a audição das populações é a “pedra de toque” de uma política de proximidade no Poder Local Democrático. Temos dado vários exemplos de autarquias CDU (e não só) que elaboram o Plano de Actividades e o Orçamento participados, sem receio de auscultar as populações.

Foi, portanto, com estranheza que tomei conhecimento do impedimento da intervenção dos munícipes, na reunião extraordinária pública que a Câmara Municipal da Moita efectuou no passa dia 9 de Julho, para aprovação do “Projecto de Revisão do Plano Director Municipal da Moita”. Não houve o período reservado a intervenção do público, contrariamente ao que, inclusive, tinha sido anteriormente divulgado.

Digo estranheza, apesar desta atitude de autoritarismo não ser nova. Tem alguns antecedentes. Por exemplo, na reunião pública de apresentação do projecto de Revisão do PDM, nos Brejos, em que o presidente da Câmara ‘fugiu ao debate’, deixando a sala cheia, com as pessoas de ‘boca aberta’.

Eu diria que Alberto João Jardim, frequentemente acusado de atitudes alegadamente anti-democráticas, não faria melhor.

Este autoritarismo (sem olhar a meios…) numa câmara comunista deixa-me triste…

José de Brito Apolónia
jornal@orio.pt

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com