quarta-feira, 25 de julho de 2007

Talvez não haja em Portugal uma pior governação local mais fora-da-lei que na Moita. Daí as n/ maiores reservas a todo o Processo e ao Projecto de PDM


















breves conforme relato no Jornal Rostos em www.rostos.pt



Movimento Cívico da Várzea da Moita
Reunião da Câmara da Moita sobre PDM deve ser declarada nula e de nenhum efeito

Segundo o Movimento Cívico da Várzea Moita - a “Reunião de 9 de Julho ‘07 da CMM violou a Lei e deve ser declarada nula e de nenhum efeito”.

Refere aquele movimento que a Câmara e o Presidente, João Manuel de Jesus Lobo, “impediram de facto que a Reunião tivesse um período para intervenções do público, durante o qual lhe fossem prestados esclarecimentos”.

O Movimento Cívico Várzea da Moita em oficio dirigido a António Fonseca Ferreira, Presidente da CCDR-LVT, refere que “deverá estar a chegar à sua mesa de trabalho mais uma nova versão final do Projecto de Plano Director Municipal (PDM) da Moita” e que tal acontece no seguimento da Sessão Pública da Câmara Municipal da Moita realizada, nos Paços do Concelho, no dia 9 Julho de 2007.
Segundo o Movimento Cívico da Várzea Moita - a “Reunião de 9 de Julho ‘07 da CMM violou a Lei e deve ser declarada nula e de nenhum efeito”.
Segundo aquele movimento, a direcção política da Câmara e o Presidente, João Manuel de Jesus Lobo, “impediram de facto que a Reunião tivesse um período para intervenções do público, durante o qual lhe fossem prestados esclarecimentos”.

Haja um período para intervenção do público

Sublinham que de acordo com “a Lei n.º 169/99 de 18 Setembro, nomeadamente no seu Artigo 84.º (Modificado), nos nºs 1 e 6, impõe que as sessões dos órgãos deliberativos das autarquias locais sejam públicas, e que nessas reuniões dos órgãos deliberativos haja um período para intervenção do público, durante o qual lhe serão prestados os esclarecimentos solicitados, nos termos definidos no regimento.”

Não acreditamos que o Regimento da Câmara revogue uma Lei

Acrescentam que “não acreditamos que o Regimento da Câmara revogue uma Lei da Assembleia da República, contrariando-a frontal e materialmente, nem aceitamos que a palavra do Presidente da CMM, João Manuel de Jesus Lobo, quando afirmou que não deu a palavra aos munícipes por estar “convicto de que iria ouvir o que ouviu na última reunião, se possa sobrepor e contrariar a Lei n.º 169/99 de 18-09-1999.”

Cozinhado entre alguns representantes de grandes interesses imobiliários

”É por este motivo ponderoso que lhe pedimos, Exmº Senhor Presidente da CCDR-LVT, que nem a CCDR-LVT nem a CTA aceitem sequer debruçar-se sobre a versão final do PDM da Moita aprovada pela direcção política da CMM e pelo seu Presidente, João Manuel de Jesus Lobo, por vício impediente e por grave desrespeito de uma Lei da República e da Democracia” - sublinha o Movimento Cívico da Várzea Moita e referem que “que muitas Cidadãs e muitos Cidadãos da Moita comungam da opinião dos Vereadores do Partido Socialista à CMM quando estes dizem, e citamos: “Hoje, continuamos a ver com muita apreensão todo este processo que ao longo de anos foi sendo cozinhado entre alguns representantes de grandes interesses imobiliários, o Presidente João Lobo e tambãm alguns dos seus amigos.
E tudo isto apadrinhado por pareceres favoráveis de Comissões de Acompanhamento, de comissões de REN e comissões de RAN que, levianamente deram o aval a todos estes arranjinhos
.”

Especulação e destruição dos nosso melhores solos

Acrescentam igualmente que “muitos de nós estamos igualmente convictos que o Vereador do Bloco de Esquerda tem razão quando diz, e citamos:”- Os acordos e protocolos, estabelecidos com particulares e imobiliárias, condicionaram todo este processo de revisão do PDM, que se deve pautar pela transparência e democracia.
- A desanexação de áreas de REN e de RAN, que passam de solos classificados, para solo urbano, sem qualquer justificação, a não ser servir os interesses de loteadores e construtores, que acumulam grandes fortunas, através da especulação e destruição dos nosso melhores solos.


"A Luta Continua! O Povo Unido jamais será vencido!"

Igualmente consideramos que é premonitória a forma como terminou a sua intervenço nesta Sessão de Câmara o Vereador do Partido Social-democrata, quando disse, e citamos: "A Luta Continua! O Povo Unido jamais será vencido!"


Ainda sublinham o que “colocamos as maiores reservas a todo este Processo e ao Projecto de novo PDM”.

Rostos

18 - 7 - 2007
0:01
imprimir


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com