domingo, 29 de julho de 2007

Viseu: ...70 euros por metro quadrado no Parque Industrial do Mundão...quando nos municípios vizinhos esse mesmo espaço é cedido a preços simbólicos

Executivo alvo de críticas Oposição ataca maioria PSD

Noticia o Primeiro de Janeiro de 13 Maio ‘07


A oposição socialista na câmara de maioria social-democrata de Viseu acusou ontem o executivo de estar a levar o futuro do concelho para um “beco sem saída” graças a uma política de desenvolvimento errada.

Miguel Ginestal, vereador do PS, deu como exemplo para o “mau caminho” do município, em conferência de imprensa, o “facto” de o executivo do PSD ter arrecadado, em 2006, 1.8 milhões de euros de Derrama (Imposto Municipal sobre Lucros das Empresas) e ter reinvestido apenas 83 mil em indústria e energia.

Perante este cenário, para justificar ainda o “beco sem saída” para onde se dirige o desenvolvimento do concelho de Viseu, Ginestal lembrou que são inúmeras as empresas que optam por investir em concelhos vizinhos, transformando Viseu num “mero dormitório”.

Para isso contribui os 70 euros que são cobrados por metro quadrado no Parque Industrial do Mundão, quando nos municípios vizinhos esse mesmo espaço é, devidamente infra-estruturado, cedido a preços simbólicos.

O PS entende ainda que as taxas máximas aplicadas nos impostos municipais sobre património
imobiliário - IMI e IMT - estarem, “por um lado a enriquecer a autarquia” e, por outro, “a afastar os investimentos para fora do concelho”.

A oposição socialista diz que o modelo de desenvolvimento da maioria social-democrata, dirigida por Fernando Ruas, dos últimos 17 anos, “está esgotado” e pretende “ajudar o PSD” a criar “novas dinâmicas” para “promover o crescimento económico”.

Para isso, explicou Miguel Ginestal, um dos três vereadores do PS, e candidato derrotado nas últimas autárquicas - o PSD tem seis vereadores -, adiantou que o seu partido vai, na próxima reunião da câmara apresentar um conjunto de 14 propostas de investimento sustentável para “alterar o rumo” que tem levado a cidade de Viseu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com