terça-feira, 17 de julho de 2007

Há mesmo quem diga que afinal nem "ecas" leva...













O Fato Novo do Sultão

De Hans Christian Andersen

Era uma vez um sultão, que dispendia em vestuário todo o seu rendimento.

...

E, enquanto o sultão caminhava altivo sob um docel deslumbrante, toda a gente na rua e às janelas exclamava: «Que vestuário magnifico! Que cauda tão graciosa! Que talhe elegante!»

Ninguém queria dar a perceber, que não via nada, porque isso equivalia a confessar que se era tolo. Nunca os fatos do sultão tinham sido tão admirados.

— Mas parece que vai em cuecas, observou um pequerrucho, ao colo do pai.

— E a voz da inocência, disse o pai.

- Há ali uma criança que diz que o sultão vai em cuecas.

«Vai em cuecas! vai em cuecas!» exclamou o povo finalmente.

O sultão ficou muito aflito, porque lhe pareceu que realmente era verdade. Entretanto tomou a enérgica resolução de ir até ao fim, e os camaristas submissos continuaram a levar com respeito a cauda imaginária.

Escolhido por Guerra Junqueiro

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com