sexta-feira, 20 de julho de 2007

Jornal O Rio (Jornal WEB on-line e Quinzenário em papel) noticia com isenção e serviço público sobre o BE e o PDM:

Política :

Bloco de Esquerda exige a suspensão imediata de todo o processo de Revisão do PDM


em 2007/7/19 0:30:00 (29 leituras) Recebemos a seguinte declaração de voto do BE, que transcrevemos:

“Admitia o Sr. presidente em entrevista recente, que os partidos políticos da oposição não alterariam a sua posição face ao PDM, e tinha toda a razão, mas a posição do Bloco de Esquerda vai mais atrás e é assumida também pela imposição por parte da maioria CDU da REN (Reserva Ecológica Nacional) em cima de áreas de RAN (Reserva Agrícola Nacional), REN desanexada para a especulação imobiliária.

Se a disposição desta maioria, não fosse apenas a de implementar uma selva de betão neste concelho satisfazendo assim os grandes construtores, deveria ter pura e simplesmente recusado esta versão do PDM, e abrir nova discussão sobre o mesmo, pois as alterações agora introduzidas vem tal como prevíamos, premiar os grandes e já conhecidos especuladores imobiliários com quem a maioria CDU tem protocolos já assinados, e prejudicar o povo em geral e os cidadãos da Várzea em particular, que viram recusados os corredores com os quais à ultima da hora a CDU tentou branquear um inarrável PDM.

33 anos depois de Abril, os cidadãos foram impedidos pela CDU de falar numa sessão publica da Câmara, esta maioria sob a capa da modernização confirmou definitivamente a sua opção pelos grandes construtores.

O Bloco de Esquerda reprova a perspectiva, defendida pelo Presidenta da Câmara e pela maioria CDU, de continuo aumento dos solos em projectos urbanísticos a “floresta de betão”, que em nada se coaduna com os interesses de grande parte da população do Concelho.

O Bloco de Esquerda defende sim uma requalificação dos centros urbanos, defende a preservação da nossa zona ribeirinha, como forma de melhorar os níveis da qualidade de vida no Concelho da Moita, defende e exige a elaboração da “Carta Verde do Concelho”, onde se preservem as matas e os pinhais ainda existentes no nosso espaço geográfico.

O Bloco de Esquerda defende uma perspectiva de PDM, que salvaguarde o conjunto de dinâmicas sociais, culturais, económicas e ambientais, que ainda caracterizam o Concelho da Moita.

Por tudo isto, votámos contra este PDM. Por tudo isto, exigimos a suspensão imediata de todo este processo!”

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com