terça-feira, 17 de julho de 2007

Blog A-Sul escreve sobre Democracia e respeito pela Lei e pela ética e transparência na Moita. Bem...se não é sobre isso, é sobre o seu contrário.








Terça-feira, Julho 17, 2007

MOITA - O POVO NÃ PODE FALAR IÔ!

Ver filmes a propósito desta Sessão em Alhos Vedros ao Poder, Filmes 1 2 3 4 5.

Ver A-Sul igualmente aqui.


A aprovação do PDM da Moita por parte dos eleitos aconteceu como era de esperar na ultima sessão de câmara, contou como era esperado com os votos contra de toda a oposição, a reunião foi concorrida como mostra a reportagem , mas contrariamente ao que ditariam as regras democráticas e a lei (que esteve "fora da ordem do dia" , presidente Lobo dixit), aos cidadãos presentes não foi permitido o uso da palavra .

No entender dos Municipes , inpedidos de participarem e questionarem a gestão da polis, foram omitidos pontos considerados importantes e que levantam duvidas do ponto de vista patrimonial (histórico e natural) e de ordenamento do território.

O Presidente de Câmara como sempre acontece escudou-se nas orientações e decisões "dadas pela CCDR" , e a oposição consubstanciada nos vereadores eleitos pelo PS, BE e PSD, voltou a sublinhar os motivos pelos quais rejeitaram aquela proposta de revisão, sobretudo na manipulação que foi feita em Áreas de Reserva Agricola Nacional.

Sobre esta questão que tem sido a pedra de toque do Movimento Civíco Várzea da Moita os seus elementos alegam "existirem vários interesses por detrás desta revisão", sobre esta e outras questões que são uma preocupação nacional, organizaram mesmo uma Conferência Nacional sobre Politicas de Solos", mas tal como qualquer outro cidadão, foram impedidos de apresentar as suas dúvidas.

É esta forma de fazer politica que depois desagua em situações de descrédito da classe politica, sobretudo os autarcas locais que conduzem a situações de abstenção como os resultados históricos (pela negativa) acontecidos nas intercalares de Lisboa. A fórmula na margem sul é mais boçal porque com menos holofotes e é simples calar quem contesta (como na Moita) , difamar quem alerta e dar o dito por não dito (como no Seixal) , foi uma semana de ouro para a CDU (tudo isto e só em sessões oficiais de câmara, certamente registadas, para os vindouros, em acta oficial - não alterada...).

Tudo isto envolvendo únicamente temas de caríz ambiental e de ordenamento do território ( PDM's, Reserva Ecológica, Incêndios , desmatação (clique) onde é obrigatório a reflorestação)...tudo isto sem uma única declaração de "Os Verdes" , pelo que é legitimo perguntar:

- Eles existem mesmo?
posted by Ponto Verde at Terça-feira, Julho 17, 2007 5 comments

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com