sexta-feira, 11 de maio de 2007

Programa (esboço de programa à data de 11 Maio ‘07) dos Trabalhos da Conferência:











Programa (esboço de programa à data de 11 Maio ‘07) dos Trabalhos da Conferência:

Obs.: Modificações e correcções surgirão ainda nos próximos dias. Para tal, pedimos a vossa melhor atenção, e desse facto a todos pedimos desculpa.

É assim muito importante notar-se que o programa ainda é um esboço, e que o número de intervenções não está ainda fechado.

Com efeito, alguns distintos Participantes deverão nas próximas horas ainda confirmar-nos os temas das suas orações, que divulgaremos prontamente.

Além disso, o próprio formato e a hora de início da Conferência ainda podem ser ligeiramente alterados (alargando-se porventura o tempo dos Trabalhos), se a isso nos virmos obrigados.

Em todos os Panéis será dado um espaço de relevo ao Período de Debate.

Sessão Inaugural, Sexta 18 Maio pelas 2030 HH;

· “O desordenamento do território: escolha política ou fatalidade cultural”, por Pedro Bingre do Amaral, Docente Universitário na ESAC - Escola Superior Agrária de Coimbra e Investigador no Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade – CERNAS

Continuação dos Trabalhos, Sábado 19 Maio 0930 HH;

· " Mais-valias: quem as gera e quem as captura? Agentes e comportamentos", pelo Engenheiro José Carlos Guinote , Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Lisboa.

  • “A Organização do Espaço Português Contemporâneo”, por João Silva Gaspar, Arquitecto pela Universidade Lusíada de Lisboa, frequentando actualmente o Mestrado em Arquitectura - Recuperação de Património e Planeamento Urbanístico, Sócio da Real Associação de Lisboa e Membro da Juventude Monárquica

Continuação dos Trabalhos, Sábado 19 Maio 1500 HH;

Sessão de Encerramento, Sábado 19 Maio 1800 HH;

  • “Urbanismo – paisagem para o negócio”, por Alda Macedo, Deputada à Assembleia da República, Membro da bancada do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda
  • “O caldo de cultura para os maiores desmandos urbanísticos, para a violação sistemática das leis e para o império da escuridão: contributo para a análise de um famoso caso de estudo na óptica da lei, da ética, da equidade, da democracia e da inteligência das pessoas”, por um dos moradores da Várzea da Moita.

1 comentário:

eu abaixo assinado disse...

Tendo tomado conhecimento da realização da Conferência por vós organizada venho, por este meio, juntar a minha à vossa voz.

Faço-o na qualidade de cidadão anónimo cuja única pretensão é, apenas e só, a de ser mais uma formiga no carreiro dos que pugnam pela transparência na vida pública.

Para que a Lei do Mais Forte vigore apenas na Selva e entre os Bichos e não na Cidade entre os Cidadãos.

Porque quem me paga é a Consciência. A do Dever Cumprido.

Um abraço solidário a todos quantos se queiram envolver nesta iniciativa e outro mais forte ainda aos seus organizadores.


João Borralho

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com