quarta-feira, 23 de julho de 2008

Recordando 30 Setemb 2005: O PCP chamou 3 vezes de justa a nossa luta, mas o tempo avivou as cores da mentira e da falsidade do seu Comunicado


Friday, September 30, 2005

O PCP acompanha essas justas[1] reclamações e sublinha a necessidade de defesa da continuidade e desenvolvimento das actividades agrícola, pecuária e ...

Em comunicado, PCP/Moita toma posição sobre a REN


Comissão Concelhia da Moita do PCP:

Está concluído o inquérito público, discussão e análise do Plano Director Municipal, PDM, do Concelho da Moita.

Trata-se de um instrumento necessário à intervenção autárquica que vem sendo construído há largos anos com a participação de eleitos, técnicos e agentes locais de várias áreas de intervenção.
O PDM quando aprovado será, com a gestão dos eleitos da CDU, de grande utilidade[2] para o desenvolvimento do Concelho.

No período de discussão pública do PDM, um conjunto significativo de pessoas, com maior expressão nos Brejos e Barra Cheia, reclamaram contra a injustiça de sobreposição de uma área de Reserva Ecológica[3], imposta[4] pelos representantes do Governo na Comissão Técnica de Acompanhamento do PDM[5], com base na legislação vigente[6].

O PCP acompanha essas justas[7] reclamações e sublinha a necessidade de defesa da continuidade e desenvolvimento das actividades agrícola, pecuária e comercial que, extravasa as pessoas dessas áreas e se reflecte na economia do Concelho.

A Comissão Técnica de Acompanhamento do PDM, a Comissão da REN[8], as outras componentes da Administração Central e fundamentalmente o Governo que tutela todas estas estruturas, não poderão continuar surdos perante o clamor e devem alterar as suas posições, indo justamente ao encontro da defesa das pessoas e da economia do Concelho da Moita[9].

O PCP continua do seu lado e não regateará energias para que seja feita justiça[10].

Ao mesmo tempo, denunciamos e combatemos o oportunismo de forças políticas, com destaque para o PS local ou alguns dos seus candidatos que, não dando um passo para a solução do problema e apenas com o objectivo de angariação de votos, tentaram lançar[11] as pessoas contra a Câmara Municipal da Moita.

É dever do PS, que na Assembleia da República tem maioria absoluta, que tem a responsabilidade do Governo, modificar a actual situação e tomar medidas para alterar a
Lei da REN.

Sobre este caminho, desafiamos o PS a pronunciar-se.

A Resolução aprovada no dia 7 de Setembro na Câmara Municipal, que se coloca ao lado das pessoas[12], deixa sérias preocupações quanto à atitude do PS da Moita. É que na votação dos seus três Vereadores, um votou a favor, um votou contra, outro absteve-se.

No entender do PCP, estão criadas condições para que o movimento de opinião se expresse, fazendo chegar ao Governo e à Administração Central a exigência que a justiça[13] seja reposta.

As populações dos Brejos da Moita, da Barra Cheia e de outros locais do Concelho podem continuar a contar com o PCP[14].

# posted by moradores & proprietários @ 3:12 PM


[1] O PCP chamava de “justas” as nossas reclamações. De 2, uma: ou mentiu quando o disse, sem o pensar. Ou pensava de facto, e atraiçoou depois o que disse.

[2] Que o diga a Macle SA, a Imomoita SA, a Montiterras SA, mais os investidores Abílio Lagoa, Pires da Costa, etc e tal. Grandes amigos do PCP na Moita.

[3] Injustiça…leia-se bem “injustiça”. Foi falso ou sincero o reconhecimento? Três anos passados, a falsidade enoja.

[4] Mentira. É interessantíssimo reler as mentiras passados os anos. Ficam mais vivas e mais evidentes, “melhoram” como o Vinho do Porto.

[5] O papel da CTA foi outro. Não impuseram nada à CM Moita. Antes agacharam-se politicamente debaixo da CM da Moita. Grandes representantes do interesse público, “grandas doutores, engenheiros, arquitectos e outros trouxas mais”, aquilo é que foi uma “granda CTA”.

[6] Mentira. Contra a legislação vigente. Dezenas e dezenas de violações da lei e da Constituição.

[7] Ver nota 1

[8] A CN-REN foi outra que se agachou e se pôs politicamente de cócoras debaixo da CM da Moita. Grandes representantes do interesse público, “grandas doutores, engenheiros, arquitectos e outros trouxas mais”, aquilo é que é uma “granda CN-REN”.

[9] Ora aqui temos um belo de um pedido: o PCP pede a intervenção do Governo ao lado das populações e das suas justas preocupações. Sincero? Verdadeiro? O tempo o mostrou.

[10] Antes disse “justas”. Agora pede “justiça”. Grandes Camaradas. Sinceros. Perfeito. Gente séria.O PCP na Moita é dos rijos. Ai miséria, desgraça!

[11] Esta noção de “as pessoas são lançadas contra” é muito gira. Pressupõe que as pessoas são joguetes, a quem o jogador A lança para aqui, e o B e o C para acoli. Giríssimo. Então na boca do PCP na moita é mesmo interessantíssimo.

[12] A CM Moita do lado das pessoas. Viram? Tem sido um fartote.

[13] Três vezes negou Simão, três vezes disse “justiça” o PCP neste Comunicado.

[14] Contar com o PCP? Aonde? Veja-se A nossa resistência não é pois nem contra o PCP nem contra a CDU, mas sim contra esta política reles realizada e defendida à pala do PCP e da CDU e o texto seguinte: “É importante conhecer igualmente os nossos esforços para avisar o Grupo Parlamentar do PCP à data de 24 e Novembro de 2006, bem como a 15 de Julho de 2008. Por diversas vezes procurámos avisar a Organização do PCP directamente, como aconteceu na Reunião havida em Alhos Vedros a 5 de Julho de 2007, bem como nas Cartas que enviámos a Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP, entregue em mão em Matosinhos em Outubro de 2005, novamente a 2 de Abril de 2007 e à data de 9 de Junho de 2007.

Como também é bom saber que em 3 anos enviámos para cima de 1 milhar de apelos escritos ao Grupo Parlamentar do PCP, e em primeiro lugar aos Deputados do PCP à Assembleia da República eleitos no Distrito de Setúbal. Resposta destes? Zero. Vermos-lhes a cara ao vivo, nunca. Um eco, um ai, um ui, um olá da sua parte, nikles.

Com os Dirigentes locais do PCP, a nível individual, também tentámos, mas o vazio das respostas desaconselhou-nos a continuação por essa via.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com