sexta-feira, 13 de julho de 2007

Eleito é condição muito importante, mas na verdade Eleito é aquele que deve servir o Eleitor, e a este Eleitor deve prestar contas, e deste Eleitor...



('verbatim' de ouvido e memória da Sesão Pública da Câmara Municipal de 25 Ago '05. Peço desculpa por lapsos ou desconformidades involuntárias, bem como por eventuais erros ou pequenas desconformidades. Mas foi, no fundo, assim)

Permitam ainda que me dirija
sempre com muito respeito
e com toda a dignidade
a esta Câmara e aos seus Eleitos,

não fazendo nem afirmações, nem acusações, que para tanto não sei, mas antes colocando perguntas e questionando sobre as bizarrias e os factos obscuros, por vezes gritantemente às claras, que nos atormentam quer em torno da tentativa de classificação de REN apontada contra a Várzea da Moita, quer em torno do próprio Projecto de Revisão do PDM no seu todo.

Perguntarei, sem acusar. É atitude própria de quem não sabe, mas de quem tem o direito de saber, quer saber e exige que todos possamos saber mais, a fundo, sobre estas matérias.

E que também me dirija a vós com dignidade e respeito que vos são devidos como Eleitos, mas antes do mais como Pessoas, como Eleitores, como Cidadãos que todos nós somos.

No princípio, antes de haver Eleitos, já havia Eleitores. É nestes, é em todos nós na condição de Eleitores que todos somos, que o poder reside. A todos é devida a mesma dignidade e o mesmo respeito, a Democracia assim o estabelece e exige. A todos.

Eleito é condição muito importante, mas na verdade Eleito é aquele que deve servir o Eleitor, e a este Eleitor deve prestar contas, e deste Eleitor pode receber ou não confiança e mandato renovados.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com