sexta-feira, 6 de julho de 2007

Blog A-Sul põe o dedo na ferida: este mau governo local é orientado e apoiado por uma política de classe subjugada à classe dos Especuladores do Solo

Quinta-feira, Julho 05, 2007

Ver Blogue A-Sul

MOITA - A REVOLTA POPULAR CONTRA O NOVO PDM



Há uma situação peculiar na Margem Sul que tem permitido a autarcas sem escrúpulos arrazarem, ou permitirem arrazar, "sem contestação" com àreas patrimoniais naturais e históricas dos seus concelhos, inclusivamente de zonas que decidiram inscrever nos Planos Directores Municipais como protegidas, este momento está a ocorrer a destruição de dez hectares de floresta protegida no PDM do Seixal em Pinhal DOS Frades.


Com o que se escuda esta gente , auto intitulados de eleitos ? Salvaguardam-se na memória, ou falta dela que uma comunidade tem enquanto tal sobre as suas idiosincrasias, sobre a sua cultura, sobre o seu ambiente memória essa perdida ou hábilmente manipulada, ao terem transformado estes concelhos agricolas e piscatórios a Sul do Tejo em território receptor de Imigração em massa, abriram-se assim brechas na memória colectiva repovoada de forma explosiva por uma horda de novos habitantes que naturalmente não tinha a história e a memória do espaço para onde vinha (dormir) passar algumas horas depois de jornadas a trabalhar em Lisboa.

Enquanto se ausentavam para o trabalho, a envolvente de onde habitavam ía-se alterando de dia para dia, gruas e gruas sempre no horizonte, espaços sempre em construção, um espaço verde que desaparece hoje, mais uma floresta amanhão, o campo onde os miúdos andava de bicicleta dias depois...paulatinamente tudo ficou cheio de prédios, sem nexo, sem gosto, sem perspectiva de conjunto.

Enquanto o cidadão sem memória do sítio achava que tinha de ser assim, que a lei era aquela, e era tudo para o bem de todos como os eleitos se justificavam quando o tal cidadão tinha tempo de ir a uma sessão de Câmara ou a uma assembleia municipal ou simplesmente se dirigia ao Urbanismo perguntar porque o prometido espaço verde nunca mais surgia ou se tinham construído mais um prédio onde havia sido projectado um jardim.


Sempre lhe diziam para dormir descansado que os autarcas (perdão, os eleitos) tratariam do assunto que ele , cidadão, não se teria, não se devia preocupar e sobretudo, não devia contestar as decisões de quem actuava com "trabalho, honestidade e competência..."

Isto tem funcionado, até que começa a ser de mais, até que batemos fundo na Corrupção e no tráfico de influências nas autarquias, reconhecido por todos e denunciado até pelo actual e anterior Presidentes da República!

E outra coisa, depararam-se os autarcas (normalmente importados e indigitados "por serviços distintos" feitos aos partidos pelos quais se candidatavam, não só na CDU) surpreendentemente , com quem ainda por cá vivia, sempre vivera e tinha não só memória dos sitios e das pessoas, mas tinha sobretudo amor pela terra !

Assim nasceram dois exemplares movimentos de contestação, um no Seixal (em 1999) com os Residentes de Pinhal dos Frades e Flor da Mata, e outro na Várzea da Moita (que vem a engrossar de há uns três anos a esta parte) em contestação à revisão do actual PDM.

Assim está a nascer um amplo movimento de contestação às politicas postas em prática neste "arco ribeirinho" , basta ler os blogues que são o eco desse descontentamento, de Almada a Alcochete (ver BLOGUES REGIONAIS na barra lateral) para perceber que esta politica do betão armado sem qualquer contrapartida social e ampliando problemas sociais e ambientais graves, não serve! E também que a máquina de propaganda (paga pelo erário publico) em que se tenta fazer crer que por cá se vive no melhor dos mundos já não funciona e já não dá a credibilidade que antes pretendia ter.


posted by Ponto Verde at Quinta-feira, Julho 05, 2007 2 comments

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com