segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Parque temático da Moita inaugurado


Parque temático vai nascer no concelho da Moita

Inauguração prevista para Abril 2008

In Setúbal na Rede 19 Jan 2006

Contudo… saber mais in O PARQUE TEMÁTICO aqui em o Plano da Moita e em Alhos Vedros ao Poder – Best of : Parque Temático da Moita: Grande sucesso anunciado! Sim? Não? Talvez? Se formos vivos, veremos.

Este parque temático “promoverá postos de trabalho” e a “afirmação do município da Moita, em Setúbal, na região de Lisboa e Vale do Tejo e no país”, assegura o presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo. O projecto envolve um investimento de cerca de 75 milhões de euros, por parte da Badoca Actividades Turísticas, e “uma área a edificar de aproximadamente 37.000m2”, acrescenta a autarquia, prevendo-se que a abertura ocorra “na Páscoa de 2008”, como revela o administrador da Badoca, Francisco Almeida.

“Não há nada semelhante a este parque temático a nível nacional”, isto num país “de oferta turística”, salienta Francisco Almeida. O parque vai “representar a história de Portugal ao longo de 24 temas”, propostos pelas escritoras, e professoras de história, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, acrescenta. O administrador justifica a selecção das autoras da colecção Uma Aventura para propor os temas das diversões do parque, pois elas, “enquanto professoras de história, conhecem bem a história de Portugal e forneceram os temas que mais a marcaram”.

“Fado, Viriato, touradas, uma casa que pretende recriar o Terramoto de 1755, em que se simulam as paredes a cair, o chão a destruir-se e toda a casa a tremer, ou uma montanha russa alusiva à descida dos cestos da Ilha da Madeira”, são algumas das atracções que se encontrarão no parque, podendo ainda “haver alterações”, como uma atracção “referente ao 25 de Abril de 1974”, avança Francisco Almeida.

O administrador da Badoca afirma que a ideia do parque temático é fazer com que as pessoas “se divirtam e que aprendam enquanto se divertem, mas sem ser maçador”. Um projecto que, além de diversões, contempla também “uma estrutura hoteleira diferente do habitual, também ela tematizada”, esclarece. O projecto decorrerá em três fases. Numa primeira, aquando da abertura em 2008, estarão “12 diversões disponíveis, umas maiores, outras mais pequenas”, um “crescimento que será contínuo” e que culminará, na terceira fase, com as 24 diversões previstas edificadas.

Francisco Almeida explica que o projecto “foi apresentado às câmaras da área da Grande Lisboa, tendo a câmara da Moita apadrinhado a ideia desde o início”. João Lobo afirma que a câmara “irá promover todo o acompanhamento necessário” e salienta as “boas acessibilidades da zona”. O administrador do Badoca acrescenta que a área onde está prevista a construção do parque, em Pinhal do Forno, é uma “zona em grande expansão” e onde não acontecerá o que aconteceu à Feira Popular, que “foi comida pelo desenvolvimento da cidade de Lisboa”, até porque a localização deste parque temático da Badoca “não interfere com o crescimento da zona, um dos motivos que levou à selecção deste local”, permitindo ainda “bons acessos à capital”, com a proximidade do IC22. O protocolo que define as condições do parque temático no concelho da Moita foi assinado ontem.

Cláudia Monteiro - 19-01-2006 10:07

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com