segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Faça-se como recomendou o velho agonizante. Foi aliás um caso parecido o que se passava antes do 25 de Abril, no sentido em que António Salazar e ...

Sexta-feira, 8 de Agosto de 2008

Esqueçam-se os discursos sobre “os valores da esquerda”. Pare de se falar “dos méritos da direita”. Faça-se como recomendou o velho agonizante.

Foto das famosas Balancing Rocks, algures no Zimbabwe.

Há aqueles que dizem que se cada um lá for empurrá-las, um a um, elas caem.

Outros respondem que só todos juntos, à uma.

O debate está lançado.

A propósito, diga-se que há quem não considere este problema em debate uma questão de se empurrar mais da direita, ou mais da esquerda.

Há na verdade quem defenda que se deve empurrar pelo método clássico “todos à uma”, com todos do mesmo lado a fazer força de modo unido e coordenado.

É uma questão de junção de esforços, e mais nada.

Na vida por vezes, e na sociedade organizada também, perante grandes males, têm de surgir grandes remédios.

Há situações em que, perante a violentação sistemática da lei e dos interesses e direitos protegidos dos Cidadãos, pouco importa se o “touro que marra” é preto, ou vermelho, ou azul ou amarelo. Ou às bolinhas.

Nesses casos, importa avaliar-se a situação, e caso se trate de “um problema de decência ou indecência, de legalidade ou ilegalidade, de decoro ou de pouca-vergonha”, a solução só unida se pode encontrar.

Esqueçam-se os discursos sobre “os valores da esquerda”.

Pare de se falar “dos méritos da direita”.

Ou ainda a propósito “das virtudes do meio”.

Faça-se como recomendou o velho agonizante.

Foi aliás um caso parecido o que se passava antes do 25 de Abril, no sentido em que António Salazar e Marcelo Caetano puseram todas as pessoas decentes contra eles.

O “caso Moita” tem de facto o enorme e raro mérito de ter virado de igual modo as pessoas quase todas contra o estado lastimável a que isto chegou na nossa terra.

Aja-se em consequência.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com