segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O caso da Suinicultura (Barra Cheia, Moita): paradigma de um estado venerando e impotente debaixo dos fortes, exigente e arrogante contra os fracos-3


Lagoas a céu aberto na Suinicultura da Barra Cheia, Cortageira, Alhos Vedros, Moita.

Escrevemos a diversas entidades, e um facto notório ressalta:

  • passados 7 meses, tivemos respostas dos Partidos da Oposição na Câmara da Moita, Deputados à Assembleia da República questionaram o Governo e visitaram-nos no local, A inspecção Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território, o MAOTDR, o Comando-geral da GNR, o Governo Civil de Setúbal, e outras entidades responderam-nos,
  • mas 3 houve que nada nos disseram.

Silêncio total da parte

  1. Do Grupo Sicasal SA
  2. Da Câmara Municipal da Moita e
  3. Da Junta de Freguesia de Alhos Vedros.

Fantástico.

Veja-se:

Escrevemos ao Conselho de Administração da Sicasal - Indústria e Comércio de Carnes, S.A

A Deputada Mariana Aiveca, eleita à Assembleia da República nas Listas do Bloco de Esquerda (BE) pelo Distrito de Setúbal, visitou o local.

O Deputado Luís Carloto Marques, dirigente do Movimento Partido da Terra (MPT) e eleito à Assembleia da República pelo Distrito de Setúbal, onde integra o Grupo Parlamentar do Partido Social-democrata (PSD), questionou o Governo, através de um Requerimento a que o Governo já respondeu através do Gabinete do MAOTDR[1].

O Vereador Municipal Vítor Cabral, eleito à Câmara Municipal da Moita (CMM) nas Listas do Partido Socialista (PS), defendeu as populações.

Os Vereadores à Câmara Municipal Joaquim Raminhos (Bloco de Esquerda/BE) e Luís Nascimento (PSD_CDS_MPT Partido da Terra) tomaram a nossa defesa.

O Deputado Municipal António Chora, eleito à Assembleia Municipal da Moita (AMM) nas Listas do Bloco de Esquerda (BE), defendeu as populações.

O Blogue Conde de Alhos Vedros defendeu as populações.

O Blogue Alhos Vedros ao Poder defendeu as populações.

O Jornal ROSTOS divulgou com isenção a situação.

O Jornal O RIO divulgou com isenção a situação.

Assim o fez de igual modo o Jornal da Moita

Agora, como a seguir se verá, correm as populações o sério risco de passar

  1. da fase A (merda e mijo de porco em cima das suas terras e casas sem licenciamento oficial),
  2. para a fase B (merda e mijo de porco em cima das suas terras e casas com licenciamento oficial).


Veja-se o próximo artigo desta tragicomédia.


[1] MAOTDR Ministério e/ou Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com