quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Grande escritor açoreano Dias de Melo morreu. A cultura portuguesa ficou mais pobre.


Faleceu hoje em Ponta Delgada (Açores), o "escritor de baleias", Dias de Melo.

Professor e escritor, profundo conhecedor da baleação açoriana, foi autor de obras impares como "Pedras Negras", "Mar Rubro" e "Mar Pla Proa" de entre muitas outras.
Esteve presente na mesa de honra na partida de Genuíno Madruga www.genuinomadruga.com , nas Lajes do Pico. De sua autoria foi lido um texto dedicado ao velejador açoriano que pela simplicidade e profundo sentimento imprimido, a todos tocou.
Está seguramente no patamar cimeiro dos grandes escritores deste país.

José Dias de Melo nasceu na Calheta do Nesquim, ilha do Pico, em Abril de 1925.

Literatura: Morte de Dias de Melo deixa as letras e os apreciadores de literatura mais pobres - Mota Amaral

24 de Setembro de 2008, 15:40

Ponta Delgada, 24 Set (Lusa) - O antigo presidente do Governo açoriano Mota Amaral lamentou hoje a morte do escritor Dias de Melo, que deixa "as letras açorianas e todos os que apreciam a literatura portuguesa mais pobres".

Nascido na ilha do Pico, nos Açores, José Dias de Melo morreu hoje, aos 83 anos, após 50 anos de vida literária com várias obras publicadas, entre as quais "Pedras Negras", traduzida em inglês e japonês.

Em declarações à agência Lusa, Mota Amaral considerou que Dias de Melo "retratou como ninguém a vivência nas ilhas".

"Será lembrado pelo seu grande emprenho em traduzir os aspectos mais dramáticos da vida dos açorianos", disse, destacando as temáticas da baleação (caça à baleia), emigração e da ilha do Pico, tão presentes na obra do escritor.

O deputado do PSD, que recordou ter falado com Dias de Melo várias vezes, descreveu o escritor como "um homem simpático, de conversa amena, mas uma pessoas muito reservada".

José Dias de Melo nasceu na Calheta de Mesquim, ilha do Pico, em 1925, exerceu funções de docente, colaborou nos jornais Diário de Notícias e Diário de Lisboa e publicou diversas obras literárias como "Poeira do Caminho", "Mar pela Proa" e "Pedras Negras".

Entre as distinções que recebeu figura a Ordem do Infante, atribuída pelo Presidente da República, Mário Soares.

RME.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com