quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca fez hoje um requerimento ao Ministro do Ambiente, sobre descargas de suinicultura na Barra Cheia



Requerimento apresentado na Assembleia da República pela Senhora Deputada Mariana Aiveca, do Bloco de Esquerda (BE), sobre Suinicultura na Moita, hoje 25 Set '08.

O requerimento pode igualmente ser visto no Portal do BE Setúbal aqui: Requerimento sobre descargas de suinicultura na Barra Cheia


Grupo Parlamentar

PERGUNTA

Assunto: Suinicultura da Barra Cheia, freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita.

Autora: Mariana Aiveca

Dirigido a: Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

Data: 25 de Setembro de 2008

Foi já confirmado pelo MAOTDR que ocorreram descargas de águas residuais, constatadas pelo SEPNA – GNR no passado dia 19 de Setembro, resultantes das lagoas existentes numa exploração de suinicultura localizada na Azinhaga de São Lourenço, em Cortageira, na freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita, tendo afectado uma extensa área das imediações, com preocupantes consequências ambientais e sanitárias.

Entretanto, os serviços de fiscalização da CCDR-LVT verificaram in loco, igualmente, que o risco de transbordo daquelas lagoas de retenção é grave, apesar de os níveis de pluviosidade ainda serem baixos.

Os moradores da zona têm vindo a alegar que a mencionada suinicultura não cumpre os requisitos impostos por lei para este tipo de explorações e manifestam, naturalmente, forte preocupação em relação à continuidade, nas condições já constatadas, desta instalação pecuária naquela zona.

Nada tendo sido feito, aparentemente, para obviar a que uma situação ainda mais grave do que a anterior possa vir a ocorrer, nomeadamente devido à iminente rotura ou transbordo das quatro lagoas de retenção, pressionadas pelo já elevado volume acumulado de águas residuais e pelo normal aumento da pluviosidade nos próximos meses, foi com surpresa que se tomou conhecimento que se encontra em curso no MAOTRD um processo de licenciamento da referida exploração de suinicultura.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, requeiro ao Ministério presidido por V. Ex.ª as seguintes informações:

1 – Perante a elevada probabilidade de repetição de episódios de descarga de efluentes e no sentido de precaver a degradação das condições ambientais e sanitárias daquela área, equaciona o Ministério a possibilidade de impor a suspensão imediata da actividade da exploração e a adopção urgente das medidas técnicas que permitam aliviar a pressão sobre os taludes das lagoas de retenção?

2 – Considera o Ministério que a exploração em causa reúne as condições exigidas pela legislação e regulamentação em vigor, nomeadamente no que respeita à obtenção de licença ambiental e à sua conformidade com o Regime do Exercício da Actividade Pecuária (REAP), que permitam a continuidade da actividade e o seu eventual licenciamento?

A deputada do Bloco de Esquerda

Mariana Aiveca

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com