quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Será que com o frenesi das Festas e das Vacadas, houve tempo e alguém se lembrou de enviar as Convocatórias? Sim, as mensagenzitas em falta p/ 4 Set.?

Terça-feira, 4 de Setembro de 2007

Conselho Municipal de Educação da Moita: 20 Set '07 se for, se vier a ser, se essa nova data não vier a sofrer um novo furo na roda pedaleira.



Foto do Jornal da Moita. Artigo no Blogue Alhos Vedros ao Poder, no Jornal da Moita e em O Rio. Uma das perspectivas mostra a plateia de Eleitos e outros Cidadãos, incluindo Jornalistas, que testemunharam o anúncio. A segunda foto mostra o conjunto de pessoas que anunciou ..."A 1ª Reunião do Conselho Municipal de Educação ocorrerá a 4 Set '07".

Conselho Municipal de Educação da Moita era para reunir hoje na Moita, mas na Moita o que tem de ser não tem muita força

A Reunião anunciada publicamente a 13 julho '07 para ocorrer hoje 4 Set ‘07 não chegou a ser convocada junto dos respectivos Membros.

Enigmático.

O anúncio público ficou no tinteiro.

A Câmara está agora a telefonar de aflição a todos os Membros com uma nova data: 20 Set '07 se for, se vier a ser, se essa nova data não vier a sofrer um novo furo na roda pedaleira.

Terça-feira, 4 de Setembro de 2007

Moita... um poder local tão débil e inapto que não conseguiu ainda pôr a funcionar o Conselho Municipal de Educação, passados já 1.575 dias do prazo

Na imagem, um pato cego (com a pior cegueira, aquela dos patos que se recusam a querer ver) lidera outros patos igualmente cegos (também vidrados com a dita pior cegueira)

Artigo surgido hoje 4 Set '07 no Blogue Alhos Vedros ao Poder, Blogue de resistência contra o poder moiteiro e todo o género de amoitados


O governo local na Moita age e pensa com grande atraso, por sistema


4 Set ’07:

Conselho Municipal de Educação deveria reunir na Moita pela 1ª vez com 1.575 dias de atraso, mas…


E reuniria muito bem, apesar de apenas 11 dos 18 Membros que o compõem terem tomado posse a 13 de Julho último, e mau grado esta sua 1ª Sessão de trabalho ter estado assim prevista para ocorrer 1.575 dias depois do prazo limite previsto na Lei.

Com efeito, pode ler-se:

Artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 7/2003, de 15 de Janeiro

Conselhos municipais de educação

1. As câmaras municipais devem adoptar as providências necessárias à criação e início de funcionamento dos conselhos municipais de educação no prazo de 90 dias a contar da entrada em vigor do presente diploma.

e…

Artigo 30.º do mesmo Decreto-Lei n.º 7/2003, de 15 de Janeiro

Produção de efeitos

O presente diploma produz efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2003.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 12 de Setembro de 2002.

Promulgado em 23 de Dezembro de 2002.

Publicado em Diário da República a 15 de Janeiro de 2003

As contas não são assim difíceis de fazer, e o prazo limite dos 90 dias previstos na Lei caíu a 14 de Maio ’03.

Desde então até à data de hoje 4 Set ’07, terão passado 1.575 dias de atraso, face à data limite legalmente prevista.

Porquê?

Será isto um caso singular, inédito na Moita?

Infelizmente não.

Deve mesmo ser de algum modo desculpado a estes fracos governantes, pois …

O governo local da Moita, no fazer e no pensar, é por sistema sempre muito atrasado

Veja-se apenas alguns exemplos mais notórios:

1. O arranque da Revisão do PDM da Moita foi anunciado formalmente no boletim municipal de Junho-Julho ’96, e só chegou à discussão pública 9 anos passados. Foram precisos para cima de 3.292 dias de trabalhos para produzir a burrada que se conhece.

2. Por seu turno, a discussão pública da revisão do PDM terminou a 2 Set ’05 e só a 25 Out ’06 se realizou a Sessão de Câmara para análise da versão final (entretanto chumbada) resultante dessa Discussão Pública. Mediaram “apenas” 419 dias.

3. A Comissão Técnica de Acompanhamento da revisão do PDM da Moita chumbou esse documento final de 25 Out ’06 à data de 16 Jan ’07. A reacção da direcção política da Câmara Municipal e a sua apresentação de um texto alternativo (que irá de novo cair por terra e chumbar) só ocorreu a 9 Julho ’07. Passaram 175 dias.

4. Data de Janeiro ’05 o início da lenga-lenga sobre um famoso Alvará de Loteamento que estaria em vigor mas afinal não existia, no Penteado. Só foi desmentido, após grande insistência e invocação do Estatuto de Jornalista por parte de José António Cerejo, do Público, com mais de 731 dias de atraso.

5. A 18 de Junho ’07 houve um enigmático e importante roubo de material informático em instalações municipais, à Praça da República na Moita. A divulgação pública dos factos só saiu, tirada a ferros, a 22 Junho ’07, passados 5 intermináveis dias dos factos e das primeiras notícias no Blogue Arre Macho, da Moita. Para a especificidade do facto, 5 dias soaram a uma eternidade.

6. Entretanto, esse material informático destinar-se-ia “ a equipar os Laboratórios de Informática de diferentes Escolas Básicas de 1º ciclo, no âmbito do Programa de Alfabetização Informática no Município da Moita». Só que já estávamos a 18 Junho ’07, com o ano escolar já acabado, as crianças a ver navios e o material a apodrecer nas instalações municipais, à espera de melhores dias. E à mão de semear para a actuação “à maneira” dos amigos do alheio. Porquê esse atraso? Porquê essa omissão grave, face ao destino natural previsto para esse investimento? A pergunta foi colocada, a resposta nunca chegou. O atraso inadmissível, de dimensão ainda por esclarecer, esse, imperou.

7. Na noite de 9 para 10 de Julho ’07, o Director de o Rio insurgiu-se contra as provas de autoritarismo por parte do Presidente da Câmara da Moita, de novo patentes na Sessão de Câmara de 9 Julho ’07. A Resposta do Gabinete do Presidente surgiu com data de 23 Ago ’07, com 45 diaszinhos de atraso.


Triste fado contudo estava destinado para esta 1ª Reunião de 4 Set ’07 do Conselho Municipal de Educação na Moita…


De facto, não ocorreu.

Foi prometida, mas não teve lugar.


Os Serviços da Câmara passaram a santa manhã de hoje a telefonar de aflição a todos os Membros com uma nova data anunciada: 20 Set '07 se for, se vier a ser, se essa nova data não vier a sofrer um novo percalço.

Com efeito, o Conselho Municipal de Educação da Moita era para reunir hoje na Moita, mas na Moita o que tem de ser não tem muita força

Apesar de uma boa explicação para uso externo estar seguramente a ser preparada, o que parece verificar-se é que a Reunião anunciada publicamente a 13 julho '07 para ocorrer hoje 4 Set ‘07 não chegou a ser convocada junto dos respectivos Membros.

Enigmático.

O anúncio público ficou no tinteiro.

Assim, os 1.575 dias de atraso, neste caso serão afinal ... 1.591.


Um mau governo, um governo “fare niente”, um desprezo enorme pelos prazos e pelos Cidadãos

Vive-se na Moita o mais triste estado de coisas a que a governação local num Município pode chegar.


Esta miséria de política, a que Moita está votada, transforma a nossa terra num laboratório duvidoso das piores práticas de governação local , sendo também aqui, por malfadada triste pouca sorte nossa, que se experimentam os piores métodos de subordinação de grandes e nobres causas às ordens de baixas mas milionários negociatas.


Tudo isso caldeado com fraca competência e o maior relaxe de prazos que alguém algum dia pôde imaginar poder acontecer.


E que aqui quase todos os dias acontece.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com