quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Da Comissão de Negócios Estrangeiros faz parte um outro Deputado do PCP, por acaso eleito no Distrito de Setúbal, de seu nome Bruno Dias.



Para quem não souber quem é o Senhor vestido de amarelo e vermelho, pode adiantar-se que a Personalidade ao lado dos conhecidos Senhores Deputados Jorge Machado (foto com gravata) e Bruno Dias (foto mais pequena) é Tenzin Gyatso.




Dalai Lama no Parlamento

O novo e o velho marxista

Ver Jornal SOL

Por Eunice Lourenço

A visita do Dalai Lama agitou a Assembleia da República durante a tarde. Depois do encontro com Jaime Gama as atenções estiveram viradas para a reunião com os deputados, que contou com a presença do PCP O PCP

O PCP decidiu comparecer na audiência da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros ao Dalai Lama por considerar que se tratava de um encontro com um eminente líder religioso.

Jorge Machado, o deputado comunista presente na reunião, fez questão de salientar isso mesmo, dizendo que estava ali para ouvir o líder espiritual budista só nessa qualidade de representante religioso.

Na resposta, o Dalai Lama disse que era bom que o deputado comunista estivesse ali para ouvir, porque se aprende muito a escutar os outros. E disse que o deputado comunista era um «jovem marxista», enquanto ele é um «velho marxista».

Logo de seguida falou o deputado do CDS Telmo Correia que começou por dizer que de marxista só tinha o facto de ser apreciador do comediante Groucho Marx.

Foi, assim, num ambiente que deu espaço a alguma descontracção que decorreu a audiência do 14º Dalai Lama na comissão de Negócios Estrangeiros, presidida por José Luís Arnaut, do PSD.

A presença do Dalai Lama em São Bento foi, aliás, motivo de grande agitação com muitos funcionários nos corredores para o verem passar, quer em direcção ao encontro com o presidente da AR, Jaime Gama, com quem esteve uma hora, quer para a reunião com os deputados, que durou outro tanto.

Apesar da descontracção, dos múltiplos sorrisos e do facto de ser recebido como líder religioso, o Dalai Lama não se coibiu de falar de questões políticas, ou melhor da grande questão política que o motiva: a autonomia do Tibete.

«Expliquei a natureza dos problemas do Tibete e deixei muito claro que não estamos à procura da independência (...) Devemos ter uma autonomia significativa e a vários níveis», afirmou o Dalai Lama aos jornalistas, no final da audiência com a comissão de Negócios Estrangeiros.

O líder espiritual tibetano acrescentou que o Tibete terá «maiores benefícios» se continuar ligado a um país «maior e mais avançado» como a China.

Quanto à presença do deputado do PCP, considerou-a positiva e repetiu o que já tinha dito na audiência, que decorreu à porta fechada, sobre Jorge Machado ser um «comunista muito novo» e ele «um velho marxista».

Aproveitou ainda para lembrar que «muitos dos tibetanos que lutam pela liberdade são comunistas».

eunice.lourenco@sol.pt

Obs.:

Da Comissão de Negócios Estrangeiros faz parte um outro Deputado do PCP, por acaso eleito no Distrito de Setúbal, de seu nome Bruno Dias.

A confirmar-se que Bruno Dias poderá ter estado ausente da Reunião com o Dalai Lama, o PCP aparentemente poderá ter resolvido “poupar” nas presenças dos seus Deputados nesta Reunião, ou então Bruno Dias simplesmente “pode talvez ter-se baldado” à Sessão.

O que terá acontecido?

Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas


Número de Deputados por Grupo Parlamentar

Nome

Grupo
Parlamentar

Cargo

José Luís Arnaut

PSD

Presidente

Leonor Coutinho

PS

Vice-Presidente

Jorge Machado

PCP

Secretário

João Rebelo

CDS-PP

Secretário

Isabel Vigia

PS


Joana Lima

PS


José Vera Jardim

PS


Maria Carrilho

PS


Maria Helena Rodrigues

PS


Matilde Sousa Franco

PS


Nelson Baltazar

PS


Paula Cristina Duarte

PS


Renato Leal

PS


Rosa Maria Albernaz

PS


Vitor Ramalho

PS


Carlos Alberto Gonçalves

PSD


Carlos Páscoa Gonçalves

PSD


Henrique Rocha de Freitas

PSD


José Cesário

PSD


Mário Santos David

PSD


Bruno Dias

PCP

AUSENTE ou PRESENTE na REUNIÃO?

Helder Amaral

CDS-PP


Luís Fazenda

BE


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com