segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Já em 2004, a perspectiva de "qualidade urbana" para a Quinta da Migalha era real. O Arquitecto-chefe do PDM da Moita e do Plano de Pormenor era...








Saber mais em É o perfeito 2 em 1: Bruno Soares Arquitectos são o Gabinete de Arquitectura para o PDM da Moita e para os Estudos Urbanísticos da Quinta da Migalha

A Câmara do Barreiro garante que no final de Setembro "deverão ser conhecidas mais novidades" sobre o Plano de Pormenor da Quinta da Migalha. Nessa altura, "vão ser conhecidas as propostas concretas da autarquia para aquela zona", que confina terrenos dos concelhos do Barreiro e da Moita. O vice-presidente da autarquia do Barreiro, Luís Pedro Cerqueira, refere que o projecto a construir, na Quinta da Migalha, vai "garantir a qualidade urbana dos dois concelhos".

O período oficial de audiência prévia à população sobre o Plano de Pormenor da Quinta da Migalha já terminou, "mas não terminou ainda a participação da população", garante Luís Cerqueira. Isto porque a autarquia pretende, ainda, "recolher opiniões e sugestões de todos os interessados" quando forem apresentadas as propostas concretas do plano. Aliás, a fase de audiência prévia registou um "conjunto reduzido sugestões e questões", por parte dos interessados.

"As pessoas demonstraram, sobretudo, as suas preocupações sobre o que vai ser feito naquela zona", refere o autarca, e "levantaram questões muito genéricas". No entanto, o vice-presidente da Câmara do Barreiro acredita que quando forem apresentadas propostas mais específicas "a população vai manifestar-se".

O Plano de Pormenor da Quinta da Migalha é desenvolvido em conjunto com a Câmara Municipal da Moita, já que esta área confina com terrenos daquele concelho. Por isso, foi celebrado um acordo com a autarquia da Moita e "o trabalho realizado ao abrigo desse acordo está em fase de conclusão". Luís Cerqueira garante que "no final do mês de Outubro os dois municípios vão apresentar os resultados deste trabalho conjunto". O objectivo é "definir regras para a elaboração dos projectos nos dois concelhos".

O autarca explica ainda ao "Setúbal na Rede" que é a partir dos resultados da audiência prévia e deste protocolo com a Câmara da Moita que "vai ser elaborado o programa de execução do Plano de Pormenor da Quinta da Migalha". Em causa está um projecto que pretende "reordenar aquela zona da freguesia de Santo António da Charneca" e "desenvolver uma solução urbanística coesa".

Está prevista a construção de um conjunto de equipamentos desportivos e de lazer com o objectivo de "satisfazer as necessidades da população daquela área". Vai ser construído um parque urbano, ou seja, um espaço onde vão coexistir espaços verdes e de lazer em conjunto com zona de habitação. Tudo isto vai ser elaborado de forma "sustentável" para que "a zona passe a ser ordenada".

Luís Cerqueira refere que "toda a zona vai ser urbanizada", mas ainda não se sabe em concreto a dimensão. No entanto, o autarca espera, em Outubro, já "ter uma ideia da área total para urbanizar". Certo é que o grande objectivo é "criar um espaço de zonas verdes e de lazer para a população".

Para além do acordo com a Câmara da Moita, foi ainda celebrado um protocolo com a firma Rodrigues e Filipe, S.A., para a "construção de uma nova ligação entre o Barreiro e a Moita". Trata-se da ligação rodoviária entre o IC21 e a Estrada Nacional n.º 11.2., na Curva do Rego de Água.
Vera Mariano - 02-09-2004 15:55

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com