segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CM Moita argumentou a propósito do TGV: ..O projecto implica impactes negativos na Quinta da Migalha, e nos compromissos (Protocolos) com Particulares








RELATÓRIO (TGV) DE CONSULTA PÚBLICA

Documento da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), inserida na estrutura do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR)
Ver
aqui

Relatório de Consulta Pública 2
Ligação Ferroviária de Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid - Lote 3A2 – Lisboa / Montemor-o-Novo Via TTT - Sub-Troço Moita / Montemor-o-Novo


7. ANÁLISE DOS PARECERES RECEBIDOS
A análise dos pareceres recebidos será apresentada de acordo com o concelho correspondente à origem do parecer na orientação Poente/Nascente.

Concelho de Moita
A Câmara Municipal da Moita conclui o seu parecer afirmando que o projecto apenas implica impactes negativos a nível local os quais são muito significativos e se resumem em termos gerais da seguinte forma:

Refere ainda (a CM Moita) que no concelho da Moita são afectadas três zonas incluídas em solo urbano:
- no inicio do traçado (que é comum a todas as soluções) corresponde a uma área de urbanização programada na Quinta da Migalha, ainda sem presença de habitação mas com compromissos assumidos quer com particulares quer com a Câmara Municipal do Barreiro através do Estudo orientador o qual serviu de base ao estabelecimento de acessibilidades importantíssimas bem como zonamentos urbanos para áreas habitacionais e de usos múltiplos estruturando em simultâneo toda Estrutura Ecológica do Concelho;


Várias perguntas se colocam:





  • Será que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) se equivocou, e colocou no RELATÓRIO DE CONSULTA PÚBLICA algo que a CM Moita não disse?



  • E nesse caso, já apresentou a CM Moita junto da APA a respectiva Reclamação, com pedido de rectificação?



  • E, para o caso de não haver equívoco por parte da APA, o que pretende a CM Moita dizer quando indica que a Quinta da Migalha está (estava à data da Consulta Pública) incluída em solo urbano?


  • Onde? Por alma de quem? Em que documento com eficácia legal consolidada?



  • E, para o caso de não haver equívoco por parte da APA, o que pretende a CM Moita dizer quando indica que a Quinta da Migalha … está condicionada por compromissos quer com particulares, quer com a CM Barreiro? … Por “compromissos … com particulares” quer a CM moita significar O Protocolo Câmara Municipal da Moita & MACLE SA sobre a Quinta da Migalha: o plano da pólvora sobre uma das jóias da coroa do novo PDM da Moita?



  • E o “Estudo orientador o qual serviu de base ao estabelecimento de acessibilidades importantíssimas” que a CM Moita refere, serão essas acessibilidades menos ou mais importantíssimas que o TGV?

    Como é?
    Como vai ser?
    E a CCDR-LVT?
    E o PROT-AML?

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com