domingo, 29 de abril de 2007

O Professor Paulo Morais participará na Conferência da Moita, onde proferirá uma oração sob o título “Urbanismo – cancro da democracia portuguesa”












Paulo Morais:

Mudar o poder local

Colecção Protagonistas 2006

Autor: António Freitas de Sousa

226 páginas c/ fotografias
14x22 cm

P.V.P. 14 Euros

[ download PDF ]

Paulo Morais, 42 anos, professor universitário de Matemática e Estatística e estudioso dos sistemas eleitorais, foi vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, entre 2002 e 2005, e responsável pela área do Urbanismo.

Obs.: O Professor Paulo Morais, da Universidade Lusófona do Porto, participará na Conferência da Moita, onde proferirá uma oração sob o título “Urbanismo – cancro da democracia portuguesa”

Com base nessa sua experiência, como conta neste livro, entrevistado por António Freitas de Sousa, confirmou que o urbanismo se tornou uma forma
encapotada de transferir bens públicos para a posse dos privados. E uma via obscura de financiamento dos partidos.

Segundo ele, a complexidade das leis e as suas contradições propiciam a existência em Portugal de aberrações urbanísticas.

Mais do que um diagnóstico das distorções, Paulo Morais propõe soluções concretas para uma mudança radical na legislação e na prática do poder autárquico.

É um testemunho dramático.

Indispensável para entender Portugal.

António Freitas de Sousa, 43 anos, jornalista do Diário Económico na redacção do Porto, é licenciado em História pela Universidade Portucalense.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Neste espaço surgirão artigos e notícias de fundo, pautadas por um propósito: o respeito pela Lei, a luta contra a escuridão. O âmbito e as preocupações serão globais. A intervenção pretende ser local. Por isso, muito se dirá sobre outras partes, outros problemas e preocupações. Contudo, parte mais significativa dos temas terá muito a ver com a Moita, e a vida pública nesta terra. A razão é uma: a origem deste Blog prende-se com a resistência das gentes da Várzea da Moita contra os desmandos do Projecto de Revisão do PDM e contra as tropelias do Processo da sua Revisão, de 1996 até ao presente (2008...) Para nos contactar, escreva para varzeamoita@gmail.com